Husqvarna liquida linha 2013 e produção deve mudar para fábrica da KTM

Fabricante recentemente comprada pelo diretor executivo da KTM fechará instalações na Itália e deve renovar modelos para 2014

08/05/2013 12:20

Em reestruturação após ser adquirida pelo diretor executivo da KTM, Stefan Pierer, a Husqvarna anunciou uma promoção com descontos de até 30% em sua rede de concessionárias, até o fim dos estoques da linha 2013, ao mesmo tempo em que veículos da imprensa europeia dão como certo o fechamento da fábrica da marca em Varese, na Itália.

A produção deve ser transferida para a Áustria, provavelmente em alguma instalação da KTM, onde o foco seria uma linha renovada de modelos Husqvarna para 2014. Pierer já afirmou que pretende lançar uma nova linha off-road de competição e que encerrará a produção da naked Nuda 900, entre outros planos.

No início do ano, a BMW vendeu a Husqvarna para a Pierer Industrie AG, controlada pelo diretor executivo da KTM. Em abril, o empresário explicou que efetuou a compra em seu nome para agilizar a negociação com a fabricante alemã, mas que a ideia era agregar a Husqvarna ao mesmo grupo que controla a KTM. O planejamento de Pierer condiz com a informação do fechamento da fábrica de Varese e a concentração da produção de KTM e Husqvarna nas instalações austríacas.

A venda da Husqvarna cancelou o processo de retorno da marca ao Brasil, que havia sido anunciado pela BMW uma semana antes da conclusão do acordo com Pierer. A Nuda 900 seria uma das motos montadas em Manaus a partir de setembro de 2013 pela subsidiária brasileira da marca alemã.

A Husqvarna surgiu na Suécia em 1904, a partir da fábrica de armamentos de mesmo nome, e se notabilizou pelos modelos off-road, que se tornaram ícones do motocross mundial nas décadas de 1960 e 1970. Além de BMW e KTM, a marca também foi controlada pela italiana Cagiva, entre 1987 e 2007.

APLICATIVO



INSTAGRAM