Ice Speedway: competição em duas rodas no gelo

Disputado nos gelados Países Nórdicos e do Leste Europeu, campeonato tem motos sem freio com espinhos metálicos nos pneus

07/02/2014 15:39

As baixas temperaturas e o cenário coberto de gelo não são capazes de diminuir o ânimo dos torcedores e, claro, dos pilotos que alinham no circuito oval. Na realidade, esses são os ingredientes fundamentais para o Ice Speedway, competição de motos sobre gelo que acontece nos Países Nórdicos e do Leste Europeu.

Homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o campeonato tem motos equipadas com motor de 1 cilindro e 500cc. Leves, pesam até 80 kg e não possuem freios. Para dar aderência no ambiente escorregadio, os pneus recebem espinhos metálicos – 90 no dianteiro e 200 no traseiro – concentrados do lado esquerdo, já que as voltas acontecem no sentido antihorário. Essas máquinas chegam a 130 km/h nas retas.

As corridas são realizadas nos meses de inverno – a temporada 2014 começou no fim de janeiro e vai até março – e canais fechados como Fox Sports, ESPN e Speed transmitem os pegas no gelo. A Rússia domina o esporte há oito anos com o piloto Nicolai Krasnikov.

A matéria completa sobre o Ice Speedway você encontra na edição de fevereiro (461) de Duas Rodas, que está nas bancas, na Apple Store e na Google Play.

Nas bancas: 16 líderes de vendas enfrentam as grandes rivais 

Testando Limites: a nova MV Agusta Brutale 1090 RR ABS

Com duas novas categorias, Superbike Series Brasil começa este mês

500 Milhas de Interlagos acontece neste final de semana

 

APLICATIVO



INSTAGRAM