Inglês supera espanhol e rivais e sobe à liderança do Brasileiro de Motocross

Adam Chatfield venceu as duas baterias da MX1 em Três Lagoas (MS); na MX2, Thales Vilardi e Paulo Alberto triunfaram

27/05/2013 17:29

Fotos: Vipcomm, Kelson Rene/CBM e Mauricio Arruda/Pro Tork

O inglês Adam Chatfield (Ipiranga IMS/Honda), já estabelecido como um dos protagonistas do off-road nacional em duas rodas, conquistou duas vitórias no fim de semana e agora é o líder da MX1 do Brasileiro de Motocross. Os triunfos foram em Três Lagoas (MS), onde Chatfield desbancou o até então líder Wellington Garcia (Honda Mobil) e outros rivais para assumir a ponta.

Chatfield largou bem na primeira bateria e ainda contou com o azar do espanhol Carlos Campano (Geração Yamaha), do português Joaquim Rodrigues (Honda Mobil) e do paranaense Jean Ramos (X-Motos/Kawasaki), que caíram. Enquanto Chatfield abriu vantagem, Garcia e Jorge Balbi (Pro Tork 2B Racing/Kawasaki) disputaram o 2º lugar, que acabou ficando com Balbi. Campano se recuperou da queda e terminou em 3º, enquanto Wellington Garcia caiu para 7º.

Na segunda bateria, o espanhol apareceu na frente, mas um furo no pneu o levou para os boxes. Chatfield ultrapassou Jean Ramos e Joaquim Rodrigues e assegurou o 1º lugar, com o paranaense em 2º e o português em 3º. Campano ainda chegou ao 4º lugar, e Balbi sofreu uma queda que causou um corte em seu dedo. Mesmo com o ferimento, o mineiro terminou em 7º lugar e depois foi ao hospital para levar pontos.

“Embora tenha sido uma prova muito difícil, consegui andar bem e vencer as duas baterias. Agora, é tentar manter a colocação somando o maior número de pontos possíveis. O nível técnico está muito forte, tem alguns pilotos estrangeiros muito bons e uns quatro brasileiros que estão andando bem”, aponta Chatfield, vice-campeão da MX1 em 2012. O inglês tem 81 pontos, contra 79 de Campano, 77 de Balbi e Jean Ramos e 71 de Wellington Garcia.

MX2

A disputa da MX2 se polarizou ainda mais entre os pilotos da equipe Honda Mobil após a etapa de Três Lagoas, com as vitórias alternadas do brasileiro Thales Vilardi e do português Paulo Alberto. Na primeira bateria, Alberto liderou a maior parte da corrida, mas a pressão de Vilardi fez com que o português sofresse uma queda e terminasse em 2º, atrás do companheiro de equipe. Na segunda prova, a situação se inverteu: Vilardi comandou a corrida, mas acabou ultrapassado por Paulo Alberto a três voltas do final. Dudu Lima (EMG Rinaldi/Kawasaki) ficou em 3º nas duas corridas, mesma posição que ocupa no campeonato.

A dupla da Honda Mobil venceu as quatro baterias disputadas até agora – foram três triunfos de Vilardi e um de Paulo Alberto –, com o brasileiro liderando o campeonato com 97 pontos, 6 a mais do que o português. Dudu Lima tem 71 e Rafael Faria (Geração Yamaha) é o 4º, com 69. As outras categorias consagraram como vencedores Leonardo Nunes (65cc), Ramyller Alves (Junior) e Milton Becker (MX3). A terceira etapa do Brasileiro de Motocross será em 23 de junho, em Sorriso (MT).

 

Classificação

Após 2 de 8 etapas

MX1

1) Adam Chatfield, 81 pontos

2) Carlos Campano, 79

3) Jorge Balbi, 77

4) Jean Ramos, 77

5) Wellington Garcia, 71

6) Joaquim Rodrigues, 64

7) Marcello Lima, 61

8) Humberto Martin, 48

9) Cristopher Castro, 44

10) Carlos Eduardo Franco, 24

MX2

1) Thales Vilardi, 97 pontos

2) Paulo Alberto, 91

3) Dudu Lima, 71

4) Rafael Faria, 69

5) Hector Assunção,  63

6) Anderson Cidade, 57

7) Sean Lipanovich, 54

8) Marçal Müller, 48

9) Endrews Armstrong, 46

10) Gustavo Pessoa, 43

Wellington Garcia assume a ponta no Brasileiro de Motocross

Italiano Antonio Cairoli fatura a etapa brasileira do Mundial de Motocross

Vídeo: minibike Honda Grom 125 chega aos EUA

APLICATIVO



INSTAGRAM