10/07/2020 10:07
Após um atraso de três meses no lançamento, a Kawasaki da Indonésia apresentou nesta sexta-feira (10) a Ninja ZX-25R na versão final. A principal novidade foi a revelação das especificações técnicas completas, em especial do tão aguardado motor de 4 cilindros.
O motor de exatos 249,8 cm³ tem medidas de diâmetro e curso de 50 mm x 31,8 mm, que revelam o foco na potência máxima em detrimento ao torque (curso curto para alcançar mais rotações por minuto).
Entrega até 50 cv a 15.500 rpm sem a indução de ar Ram Air, e 51 cv com admissão forçada em alta velocidade. O torque máximo de 2,3 kgf.m a 14.500 rpm deixa evidente que não foi o foco de desenvolvimento, pois é baixo para os padrões atuais e ocorre em regime de rotações altíssimo, tornando a faixa útil de apenas 1.000 rpm. Na mais “racional” Ninja 400 o motor de 2 cilindros com 399 cm³ alcança 48 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgf.m a 8.000 rpm.
Pelo painel ainda LCD de layout semelhante ao da Ninja 400 (conta-giros analógico à esquerda e display à direita), é possível selecionar modos de potência Full ou Low. O controle de tração não é ajustável em níveis e o câmbio de 6 marchas conta com quickshifter bidirecional e embreagem deslizante.
Nas medidas da parte ciclística pouco difere da Ninja de baixa cilindrada montada no Brasil, exceto pela maior sofisticação dos componentes. Garfo de suspensão invertido Showa BPF-SFF de 37 mm, pinça de freio dianteira de montagem radial com quatro pistões opostos e balança traseira de alumínio.
Ângulo de cáster na casa de 24°, disco de freio dianteiro de 310 mm e pneus 110/70-17 e 150/60-17 são semelhantes. Por aqui a 400 tem como único ajuste de suspensão o da pré-carga da mola traseira e a pinça de freio não radial tem dois pistões.
Outro ponto rapidamente notado é que o motor de 4 cilindros e a eletrônica embarcada em maior volume elevam o peso da Ninja ZX-25R a 180 kg em ordem de marcha, contra 168 kg da Ninja 400.
Na Indonésia foram lançadas duas versões: Standard e Special Edition, diferenciadas pela presença de ABS, quickshifter, capa plástica para o assento traseiro (estilo monoposto), para-brisa fumê, sliders de chassi e faixas adesivas nas rodas.
Apenas a SE tem as opções de cores KRT (verde e preto), preto com vermelho e azul com preto. A Standard é completamente preta. No país de origem os preços começam em US$ 6.600 ou R$ 35 mil na cotação atual, e a versão completa custa US$ 7.800 ou R$ 41.300. A Ninja 400 custa no Brasil de R$ 25.490 a R$ 26.490, dependendo da cor escolhida.
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