15/02/2014 19:41
A Kawasaki acaba de confirmar que já está em produção uma nova Ninja 250 com motor de 1 cilindro, que será vendida por 25% menos que a de 2 cilindros. O modelo foi batizado de Ninja 250RR Mono ou 250SL, nome que variará dependendo do país. Inicialmente as vendas estão confirmadas em mercados asiáticos emergentes como a Indonésia, onde a Mono substituirá a Ninja 150RR com motor 2 tempos alimentado por carburador e emissões compatíveis com a norma Euro 2 (agora Euro 4).
O novo motor de 1 cilindro com refrigeração líquida produz quase 28 cv a 9.700 rpm e 2,21 kgf.m de torque a 8.200 rpm, com 152 kg em ordem de marcha. São 20 kg a menos que a Ninja bicilíndrica, no que também ajudam o chassi mais estreito em treliça de aço e algumas simplificações nos componentes. As suspensões dianteira e traseira são equivalentes às do modelo bicilíndrico, com 37 mm de diâmetro na frente e amortecedor ajustável em cinco posições atrás, mas os pneus são mais estreitos (100 mm e 130 mm de largura, contra 110 e 140 mm) e os freios usam discos menores, de 263 mm e 193 mm de diâmetro (290 mm e 220 mm no modelo de 2 cilindros). Haverá opção de ABS, embora tecnologias como o sistema de embreagem deslizante para evitar travamento de roda traseira nas reduções de marcha permaneça uma exclusividade da Ninja mais potente.
O design da Ninja Mono segue as linhas da bicilíndrica na maior parte dos componentes, exceto pela clara diferenciação da carenagem mais estreita e do farol único. Não houve qualquer referência à intenção de lançar o novo modelo nos mercados ocidentais, inclusive o Brasil, onde o menor preço equivaleria a cerca de R$ 14 mil.