30/10/2025 19:29
                     
                
Embora possa parecer idêntica à geração anterior à primeira vista, a Kawasaki Z900RS 2026 chega com uma série de atualizações significativas. Sob o visual clássico — uma clara homenagem à lendária Z1 dos anos 1970 —, a naked retrô agora incorpora acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), controle de cruzeiro e válvulas de aceleração eletrônicas.
O modelo também estreia um sistema de assistência baseado em plataforma inercial (IMU), tecnologia que avalia repetidamente o ângulo de inclinação da moto em curvas. Em conjunto com o KCMF (Kawasaki Cornering Management Function), ela dosa a tração e ajusta a aceleração em função do grau de inclinação nas curvas. São três níveis de controle de tração.
O modelo estreia também o Quick Shifter para subir e descer marchas, recursos até então restritos a motos mais esportivas da marca. O conhecido motor quatro cilindros em linha de 948 cm3 foi otimizado para entregar uma condução mais suave em baixas rotações, sem perder o vigor em altas, agora entregando 115 cv a 9.300 rpm (na versão anterior 111cv) e 9,8 kgfm de torque a 7.700 rpm. Já o novo escapamento em formato megafone, com coletores redesenhados, oferece um som mais encorpado e marcante.
Na parte ciclística, a Z900RS 2026 mantém a configuração esportiva, com garfo invertido ajustável de 41 mm na dianteira e monoamortecedor traseiro. Os freios dianteiros contam com pinças radiais e discos de 300 mm, e o assento pode ser configurado em 835 mm de altura padrão ou 810 mm na versão mais baixa.
O topo da linha é ocupado pela Z900RS SE, que traz freios Brembo, suspensão Öhlins, porta USB-C e uma pintura exclusiva Metallic Spark Black. A nova geração da Z900RS será apresentada oficialmente no EICMA 2025, em Milão.