KTM mostra scooter elétrico e prevê popularização de motor alternativo

"Em longo prazo, a propulsão elétrica será a principal opção para distâncias curtas", diz o diretor executivo da empresa

27/03/2013 17:08

A KTM apresentou no Tokyo Motorcycle Show, no Japão, o protótipo de um scooter elétrico chamado E-Speed, com potência de cerca de 15 cv e torque de 3,67 kgf.m, capaz de chegar a até 85 km/h. Segundo a KTM – que já havia mostrado interesse na propulsão elétrica em 2011, quando apresentou a off-road Freeride E –, essa alternativa será cada vez mais popular nos próximos anos.

O protótipo de design angular e esportivo, como é característico da marca, pesa 140 kg, possui quadro treliça de aço e conta com suspensões WP. O motor com refrigeração líquida e bateria de íon-lítio, que demora duas horas para carregar completamente em uma tomada comum de 220V, permite uma autonomia de aproximadamente 65 km.

“Estamos convencidos de que a mobilidade elétrica é um complemento perfeito para os motores convencionais. Em longo prazo, a propulsão elétrica será o principal sistema para distâncias curtas, particularmente em áreas mais sensíveis de um ponto de vista ambiental, como as grandes cidades. Veículos como o E-Speed e o Freeride-E podem ajudar as motos a ganhar mais aceitação da sociedade, não apenas pela questão ambiental, mas porque são fáceis de usar, rápidos e divertidos”, afirmou Stefan Pierer, diretor executivo da marca austríaca.

APLICATIVO



INSTAGRAM