14/11/2022 02:11
Assim que mostramos em nossas redes sociais o vídeo da Honda Transalp no Salão de Milão, começaram os questionamentos se o fabricante trará ou não a nova aventura para o Brasil. Consultamos a Honda do Brasil que comentou sobre a importância do modelo em nosso País, onde foi produzido entre 2011 e 2013, mas não informou se ela estará oficialmente a venda no Brasil. Porém, existe uma grande lacuna entre a Honda CB 500 X (avaliada em R$ 31.600) e a Africa Twin (preço inicial de R$ 75.510) acreditamos que a Transalp seria uma opção interessante entre os dois modelos. Conheça um pouco mais sobre a aventureira.
Eletrônica
O modelo, equipado com acelerador eletrônico, traz cinco modos de pilotagem que variam do SPORT (para condução mais agressiva) até o RAIN com foco na segurança tem maior intervenção na entrega de potência e atuação do ABS. O modo USER permite a configuração que se adequa ao estilo de pilotagem e pode ser programada com diversas regulagens no controle de tração ou desligar o sistema ABS.
Capacidade
Infelizmente o tamanho do tanque, de 16,9 litros, não permite incursões em regiões desabitadas como a BR 319, por exemplo, com tranquilidade. Em casos assim, convém levar combustível extra. Embora o fabricante declare o consumo médio de 23 km/litro, projetando autonomia de 390 km, sabemos que numa viagem por estrada de terra o consumo dependerá das condições do piso. Em caso de lama ou muito pó o motor pede mais giros e o consumo aumenta consideravelmente.
Motor
O propulsor de dois cilindros paralelos (com 8 válvulas e refrigeração líquida) atinge a potência máxima de 67 cavalos a 9.500 giros. O torque máximo de 7.5 kgf.m – muito mais útil nesse tipo de moto – está disponível nas 7.250 rpm. Câmbio de seis marchas.
Suspensão
Suspensão dianteira com 200 mm de curso, na traseira o curso é de 190 mm, o sistema permite ajuste total com regulagem na pré-carga da mola. O vão livre do solo é de 210 mm permitindo boas incursões no fora de estrada com maior incidência de pedras, o que sempre preocupa. Rodas raiadas (21 na dianteira e 18 na traseira) usam pneus com câmara completam o pacote. Disco duplo (310 mm) na dianteira e disco simples de 2456 mm na traseira tem a missão de conter os 208 kg (em ordem de marcha) da nova Honda Transalp que tem o banco a 850 mm do solo.