Longa Duração: Honda CB 500X mês 3

Neste mês, Ismael Baubeta toca em um assunto fundamental para o bom funcionamento da motocicleta: conhecer o manual do proprietário

12/12/2014 10:25

Texto: Ismael Baubeta     foto: Mario Villaescusa

É fato que boa parte dos motociclistas que compram uma zero-quilômetro só lê o manual do proprietário quando aparece algum problema, o que é um erro. Tudo o que o dono precisa saber sobre ela está ali, da quantidade correta dos fluidos, passando pela pressão dos pneus até a folga da corrente de transmissão, entre outras tantas informações. Parece entediante, mas é ótimo descobrir as coisas com a indicação do manual, melhor ainda se for antes de ocorrer algum problema.

Nossa CB 500X chegou sem o referido manual e ansioso por começar a rodar com a moto, nem me preocupei com ele. Depois de alguns dias quis conferir o nível do líquido de arrefecimento do motor, mas quem disse que encontrei o visor? Apelei para a internet e baixei um arquivo do dito manual. Lá descobri onde se faz a leitura do líquido de arrefecimento, um lugar inimaginável (ao menos para mim), perto da extremidade inferior do amortecedor, quase sobre o eixo da balança. Pois é, além do lugar, você precisa deixar a motocicleta nivelada (pode ser encostada na parede) e se abaixar até conseguir enxergar os marcadores de nível máximo e mínimo.

Com a curiosidade de conhecer os detalhes da CB, cheguei à página sobre a corrente de transmissão. Lá o manual diz para manter uma folga de 40 mm. Esta folga é medida manualmente, pressionando a corrente para cima, em direção à balança da suspensão traseira. É preciso medir o trajeto dela, do ponto de repouso até onde é possível esticá-la. Surpresa: a moto estava com a metade da folga recomendada, descuido que gera desgaste prematuro.

Estes foram apenas dois exemplos que usamos para mostrar a importância deste “acessório” fundamental da motocicleta, o seu manual. Deixe o da sua motocicleta como livro de cabeceira e você não vai se arrepender, mas se surpreender com a quantidade de recursos desconhecidos e cuidados que podem reduzir a manutenção.

Km total da moto: 6.558

Longa Duração: Honda CB 500X mês 2

Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 2

Nas bancas: dois comparativos mais os lançamentos de 2015

Vídeo: comparativo entre as nakeds mais potentes do mundo

APLICATIVO



INSTAGRAM