Longa Duração: Honda CB 500X mês 9

Nosso editor de testes relata algumas situações do cotidiano em que o porte e as características da CB fizeram a diferença

17/06/2015 10:32

Texto: Ismael Baubeta           foto: Mario Villaescusa

Sou um cara tranquilo e paciente, mas também tenho meus dias difíceis. Nem por isso desconto minha fúria quando monto na moto, o que vemos muito no trânsito urbano. Parece que alguns homo sapiens saem para enfrentar o trânsito com suas motos dispostos a atacar até companheiros da mesma espécie (motociclistas). Inúmeras vezes, vindo para a redação pelo corredor Norte-Sul (um dos mais movimentados de São Paulo), presenciei acontecimentos grotescos entre seres sobre duas rodas. Já fui uma das vítimas e quem trafega entre os carros sabe, ou deveria saber, que a prudência é primordial nesta condição. Velocidade excessiva, manobras arriscadas e disputas dentro do corredor são frequentes e levam a acidentes que poderiam ser evitados.

Uma vez, voltando para casa em pleno rush das 18 horas, um desses espíritos de porco não parava de buzinar atrás da CB e, em dado momento, quis me ultrapassar com o trânsito de carros parado, numa brecha entre dois carros da pista da esquerda. Percebi que não daria certo, freei bruscamente para não bater na traseira dele, e se não fosse o bom comportamento dos freios com ABS a história teria outro final.

Em vias com trânsito nos dois sentidos é normal ver motocicletas ultrapassarem pela esquerda dos carros engarrafados, na contramão, e desta vez um cidadão fez isso na minha frente e só conseguiu voltar para a faixa porque havia uma brecha. Ele se assustou quando deu de cara com a 500X, bem maior que a 125 que servia para as barbaridades que vinha fazendo, mas não sei se teria recuado se eu estivesse com uma motoneta.

Já houve situação de risco em que fui obrigado a acelerar rapidamente para ultrapassar em espaço curto, o que seguramente não teria tentado se estivesse conduzindo uma 125cc. Estes são alguns exemplos corriqueiros de situações em que fiquei feliz por estar na CB no trânsito, uma moto que não atrapalha pelas medidas, mas impõe respeito e traz algumas vantagens sobre modelos mais econômicos de menor cilindrada (o consumo médio deste mês foi 26 km/litro). Cautela no trânsito é bom e tamanho também é documento.

Km total da moto: 12.845

Longa Duração: Honda CB 500X mês 8

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