Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 7

Neste mês, o foco foi o sistema de freios da trail; fizemos uma modificação com o objetivo de tornar o conjunto mais eficiente

23/04/2015 12:50

Texto: Vinícius Piva     foto: Mario Villaescusa

Este mês quero falar especificamente do sistema de freios da Yamaha Crosser. A versão em teste, a ED, vem com disco na dianteira e tambor na traseira, combinação bem usual em motocicletas desse porte. Meses atrás, comparamos a Crosser à nova Bros e apontamos que um item incontestavelmente melhor na Honda era a potência e precisão do freio dianteiro. Nos últimos anos também afirmamos repetidamente que os modelos de baixa cilindrada da Yamaha até 250cc têm a alavanca “borrachuda”, então resolvemos experimentar uma modificação.   

Na edição passada testamos os efeitos de diferentes upgrades de freio em uma 600cc original, trocando pastilhas e flexível para medir o reflexo de cada alteração na distância de frenagem. Os flexíveis revestidos por malha de aço melhoraram o tato na alavanca, reduziram a força necessária no acionamento e a distância de parada da moto, então resolvemos adotar a solução na Crosser. Usamos novamente um flexível da Hel Performance, já produzido com as medidas corretas para o modelo da Yamaha, e o instalamos no lugar da mangueira de borracha original, aproveitando para trocar o fluido.

A resposta ficou mais rápida e a força aplicada diminuiu, já que agora não se perde parte da pressão por causa da dilatação da borracha e tudo é direcionado diretamente à pinça. A redução na distância de frenagem a 80 km/h foi de pouco mais de 1 metro, mas o maior ganho foi sem dúvida de sensibilidade e precisão, ou sensação de segurança se preferir. É preciso apertar menos a alavanca para que o freio comece a agir. O preço do componente, geralmente usado em modelos de alta cilindrada europeus, é de R$ 195, enquanto o original custa R$ 236.

Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 6

Moto 1000 GP renova parceria com programa de formação de pilotos

Encontro da Harley-Davidson reúne quase 1.000 proprietários 

Longa Duração: Honda CB 500X mês 7

Nas bancas: Yamaha MT-07 enfrenta na pista cinco concorrentes

APLICATIVO



INSTAGRAM