05/11/2025 14:56
Duas décadas depois de revelar o protótipo que redefiniu o conceito de moto supermotard, a Ducati apresenta no EICMA 2005 a nova Hypermotard V2 — e a ainda mais radical V2 SP. A marca de Borgo Panigale celebra 20 anos de uma lenda com uma fórmula completamente atualizada: menos peso, mais potência e tecnologia derivada das superbikes.
O design mantém os traços que tornaram o modelo icônico — o duplo escapamento elevado, o tanque dividido e a traseira compacta —, mas agora com um visual mais afiado, robótico e minimalista. A versão SP traz detalhes dignos das pistas: rodas forjadas brancas, suspensão Öhlins, para-lama de fibra de carbono e uma pintura comemorativa dos 20 anos da linha.
Sob a carenagem pulsa o novo motor V2 de 890 cm³, o mais leve já produzido pela Ducati, com apenas 54,4 kg. Ele entrega 120 cv de potência e 94 Nm de torque, sendo 70% já disponíveis a 3.000 rpm, graças ao sistema de comando variável IVT, que garante entrega linear e resposta imediata. Com 13 kg a menos (14 kg na SP) e relações de marcha mais curtas, a Hypermotard V2 promete aceleração explosiva e agilidade de sobra.
O chassi monocoque de alumínio, que utiliza o motor como parte estrutural, é acompanhado de um braço oscilante duplo inspirado na Panigale V4. A posição de pilotagem segue o estilo supermotard: guidão largo, corpo estreito e assento baixo antideslizante. No pacote eletrônico, a Ducati não economizou: há plataforma inercial de 6 eixos, ABS Cornering, controle de tração, controle de empinada e quatro modos de pilotagem. O novo painel TFT de 5” oferece três visuais diferentes, enquanto a versão SP adiciona Power Launch e Pit Limiter, pensados para o uso em pista.
Com a nova Hypermotard V2, a Ducati não apenas revive uma lenda — ela reafirma o espírito rebelde que sempre fez dessa moto um ícone de pura diversão sobre duas rodas.