Michelin faz ação de segurança no trânsito direcionada para jovens

Empresa monta programa inédito para conscientizar universitários brasileiros entre 18 e 25 anos

12/08/2014 18:17

A Michelin lançou no Brasil um programa de educação no trânsito destinado ao público jovem. Inédita, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar universitários de 18 a 25 anos sobre a importância conduzir um veículo de forma responsável. Para isso, promoverá uma competição a fim de eleger o melhor motorista universitário do país.

O trabalho está dividido em duas partes. Em um primeiro momento, três pilotos profissionais – entre eles Leandro Mello – visitarão 15 universidades públicas e privadas em sete capitais nacionais. Nos encontros, farão uma roda de conversa para dar dicas práticas de trânsito, fazer alertas e esclarecimentos, sempre em linguagem apropriada para os jovens.

“Queremos deixar claro o apelo à mudança de comportamento e, ao mesmo tempo, fazê-los perceber que no trânsito não existe segurança individual, mas coletiva”, explica Eduardo Biavati, sociólogo e especialista em segurança no trânsito.

Após o debate, o público poderá se credenciar para receber um equipamento de telemetria no carro, o qual fará o monitoramento do nível de segurança na condução. Serão avaliadas aceleração, frenagem, curva e velocidade por meio de 16 itens. O sistema fará atribuição de notas para identificar os finalistas e, depois, indicar o vencedor da competição.

Atenção para duas rodas

Desde 2010, os motociclistas lideram o grupo de maior risco de morte no trânsito com 36,4%. Os ocupantes de automóveis estão em segundo lugar com 33,6% e os pedestres aparecem na sequência com 25,6%. Assim, o veículo de duas rodas também está incorporado na ação. No vídeo abaixo, que será exibido nos encontros com os universitários, Leandro Mello fala especificamente sobre capacete.

APLICATIVO



INSTAGRAM