MotoGP adere ao distanciamento social com corrida virtual

Primeira etapa será no próximo domingo (29), com transmissão pelo motogp.com e redes sociais

27/03/2020 11:03

Sucessivos cancelamentos das etapas iniciais continuam adiando a temporada 2020 na MotoGP. A primeira corrida teria ocorrido no começo de março, no Catar, mas foi cancelada, assim como as quatro etapas seguintes. 

A última vítima foi o cancelamento desta quinta-feira (26), o GP da Espanha, em Jerez. Com a pandemia de Covid-19 ainda se expandindo no país, a próxima etapa passa a ser o GP da França, em 17 de maio. 

Para contornar a longa abstinência dos fãs, sem provas para assistir há quatro meses, a organização do campeonato criou uma corrida no ambiente digital. No próximo domingo (29) às 10h, pilotos alinharão suas motos no autódromo de Mugello, na Itália, através do game MotoGP 2019, que simula o campeonato.    

Antes do início da prova haverá uma classificação de cinco minutos para definir as posições no grid. A ideia pode parecer inusitada e a transmissão de uma corrida virtual, inclusive pela TV, uma experiência cujo nível de interesse dos telespectadores ainda precisa ser verificado. 

O canal Fox Sports, aliás, não confirmou a transmissão no Brasil. Mas os brasileiros poderão acompanhar pelas páginas da categoria no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook, além do motogp.com. No site, o acesso a conteúdo pago está liberado enquanto as etapas não começam, através do login pelo VideoPass.  

O fato é que a Fórmula 1 testou o formato no domingo passado, após cancelar as oito etapas iniciais da temporada 2020. Até o momento, a previsão é começarem em junho, no Canadá. 

Os pilotos alinharam os monopostos virtuais no Bahrein, onde o calendário previa uma etapa naquele mesmo momento no mundo “real”. Usando o game F1 2019 para PC, a transmissão ocorreu pelo site da categoria e redes sociais. 

No caso da F1, o formato também incluiu uma classificação antes da prova para definir o grid, mas a corrida teve 50% da duração real, ou 28 voltas. A Dorna, organizadora da MotoGP, está começando de forma mais conservadora, com apenas 6 voltas. 

A F1 equalizou a performance dos carros virtuais, reduziu danos e autorizou o uso opcional de ABS e controle de tração, para tornar a prova mais disputada e estimular o engajamento de pilotos menos familiarizados com o game. Também já confirmou a continuidade das provas virtuais seguindo o calendário previsto no início do ano, até a normalização dos eventos. 

Já a MotoGP não entrou em detalhes sobre regras para a prova no ambiente digital, apenas que enviará aos pilotos as configurações de cada moto. E não mencionou a continuidade das provas virtuais. 

O game MotoGP 2019 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Steam. A versão 2020 será lançada no próximo dia 23 de abril. 

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br   

 

APLICATIVO



INSTAGRAM