MotoGP define mudanças no regulamento para a temporada 2014

Novos tópicos são criados a fim de evitar o favorecimento à italiana Ducati

18/03/2014 17:28

Previsto para iniciar neste domingo (23), o Mundial de MotoGP começa a esquentar os motores a partir desta quinta-feira, quando pilotos e equipes buscam a melhor posição no grid de largada do Circuito Internacional de Losail, localizado na cidade de Doha/Catar, onde acontece a 1ª etapa das 18 previstas para o ano de 2014.

Enquanto as motos ainda estão desligadas, a movimentação nos bastidores da competição já esta em alta rotação. Se aproveitando de algumas brechas no regulamento, a Ducati resolveu se enquadrar nas regras da classe Aberta, que permite usar 24 litros de combustível no tanque por corrida e utilizar 12 motores na temporada, contra 20 litros de combustível por corrida e cinco motores ao longo da competição para a tradicional classe Motos de Fábrica.

Para que a marca italiana não tenha vantagens sobre as rivais, a comissão organizadora se reuniu hoje, 18 de março de 2014, e definiu algumas alterações nas regras do campeonato.

1. O ECU (Electronic Control Unit, que controla o sistema de injeção de combustível), presente na classe Aberta, será obrigatório em todas as classes a partir de 2016. Sendo assim, todas as fabricantes do mundial contribuirão para o aperfeiçoamento do software ECU.

2. Já para esta temporada, novos fabricantes e antigos competidores da classe Motos de Fábrica que não tenham conquistado nenhuma vitória no ano anterior, em condições de pista seca, estão autorizados a usar 12 motores por temporada, 24 litros de combustível e os mesmos pneus da classe Aberta.

3. As concessões acima serão desconsideradas nas seguintes situações:

3a. Caso a equipe enquadrada no objeto 2 alcance uma vitória, duas vezes o 2º lugar ou três vezes a 3ª colocação, em condições de pista seca nesta temporada 2014, os fabricantes terão os tanques de combustível reduzidos para uma capacidade de 22 litros.

3b. Se uma mesma equipe conquistar 3 vitórias durante a competição de 2014, ela também perderá o direito de usufruir dos mesmos pneus da classe Aberta.

Agora que você já sabe como tudo sobre a contagem dos pontos, saia do neutro e prepare-se para mais uma temporada do Mundial MotoGP.

APLICATIVO



INSTAGRAM