21/02/2018 07:02
Nesta terça-feira (20) a Honda Racing Corporation apresentou em Jacarta, capital da Indonésia, a RC213V que disputará o terceiro título consecutivo para a marca na MotoGP. Começando pela parte estrutural da moto de 2018, o chassi de alumínio teve seu balanceamento de rigidez/flexibilidade revisto para, juntamente com o novo motor V4 e alterações nos ajustes do gerenciamento eletrônico, elevar o aproveitamento de potência na roda traseira.
Durante os dois primeiros testes pré-temporada o campeão Marc Marquez já havia revelado que a moto está mais fácil de pilotar e que o novo motor não só é mais potente como teve a entrega de potência otimizada. Sete unidades do V4, que alcança mais de 240 cv, precisam durar as 18 etapas. A HRC diz que o propulsor ficou mais leve, potente e “amigável” ao piloto.
Entre as inovações visíveis, a equipe ainda está testando um braço oscilante de fibra de carbono para a suspensão traseira e a carenagem do mesmo material recebeu ajustes aerodinâmicos. A carenagem alternativa com asas, permitida pelo regulamento e utilizada em algumas pistas dependendo das características (maior tendência a empinar), ainda está em teste com algumas variações. Confira abaixo as especificações da RC213V que estreará com Marc Marquez e Dani Pedrosa na primeira etapa da temporada, no Catar, no fim de semana de 18 de março:
Motor: 1.000cc, refrigeração líquida, comando duplo no cabeçote, 16 válvulas
Potência máxima: +240 cv
Chassi: barra dupla de alumínio
Suspensões: garfo invertido e amortecedor Öhlins
Pneus: Michelin aro 17"
Freios: Brembo
Comprimento: 2.052 mm
Largura: 645 mm
Altura: 1.110 mm
Entreeixos: 1.435 mm
Altura do solo: 115 mm
Tanque: 22 litros
Peso seco: 157 kg (regulamentado pela FIM)
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