MotoGP: Oliveira vence em temporada sem Marquez (confirmado)

Português da Tech 3 KTM ultrapassou Espargaro e Miller na última curva

24/08/2020 10:08

A segunda corrida na Áustria, no último domingo (23), teve novos imprevistos e protagonistas. Começando por um piloto que sequer esteve no Red Bull Ring, Marc Marquez, que teve o status da recuperação da fratura no braço atualizado pela equipe. 

O atual campeão continuará fora do campeonato pelo menos por "mais dois ou três meses", o que significa na melhor hipótese correr as três últimas etapas, em novembro. Competir novamente apenas em 2021 é uma possibilidade, e de qualquer forma o anúncio o tirou definitivamente da disputa pelo título de 2020. 

Com o campeonato completamente em aberto e novos vencedores nas primeiras etapas, os pilotos tiveram uma dose extra de estímulo para domingo: sem o maior concorrente, não seria exagero afirmar que os top 10 são candidatos a vitórias e ao título.     

E nesse espírito Pol Espargaro obteve a primeira pole da KTM seguido na classificação por Takaaki Nakagami, com a Honda mais rápida (da equipe LCR). Joan Mir (Suzuki) completou a primeira fila no grid de largada e conseguiu ultrapassá-los nas primeiras voltas para abrir vantagem ainda antes da metade das 28 voltas previstas.

Pouco depois de a equipe Suzuki enviar uma mensagem a Mir pelo painel para que o mapa do motor fosse ajustado, possivelmente para reduzir potência e economizar pneus até o final, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Maverick Viñales (Yamaha) caiu no final da reta e a moto seguiu até a barreira de ar, estourando a proteção e pegando fogo. 

Mais tarde seria esclarecido que Viñales saltou da moto a cerca de 210 km/h porque ficou sem o freio dianteiro. A dificuldade com os freios também acometeu a Yamaha M1 do líder do campeonato Fabio Quartararo (Petronas), e ambos já haviam excedido a pista algumas vezes. 

Todos pararam no box antes da relargada e puderam trocar os pneus. No reinício Mir ficou para trás, ultrapassado pela Ducati de Jack Miller (Pramac) e a KTM de Espargaro. Os dois disputaram a vitória até a última curva, enquanto Miguel Oliveira (Tech 3 KTM) e Andrea Dovizioso (Ducati) ganhavam posições.

Oliveira avançou sobre Mir e ficou logo atrás da disputa entre Miller e Eapargaro, que ao tentarem a vitória na última curva foram surpreendidos por Oliveira por dentro. O português conseguiu ultrapassar os dois e cruzar a linha de chegada primeiro. 

Quartararo terminou em 13º e mantém a liderança do campeonato, apesar dos dois resultados fracos na Áustria. Já a regularidade de Dovizioso o aproximou da liderança (67 pontos contra 70). 

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.  

APLICATIVO



INSTAGRAM