MotoGP volta à pista para testes das motos 2020; veja todas

Fabricantes já apresentaram os protótipos que correrão em 2020, mas poucas revelam detalhes das modificações técnicas

06/02/2020 20:06

Nesta sexta-feira (7) os protótipos das seis marcas competidoras da MotoGP estrearão na pista em 2020 com seus pilotos titulares. No início desta semana os testes pré-temporada em Sepang, na Malásia, começaram com os pilotos de testes. A grande novidade foi o espanhol Jorge Lorenzo, recém-aposentado, retornando à Yamaha M1 como parte da equipe de desenvolvimento. A seguir, veja como serão as motos oficiais de cada marca.

Aprilia 

A italiana Aprilia, ocupante frequente do final do grid, está buscando uma virada com novo gerenciamento da equipe. Também atravessa o drama da indefinição sobre um de seus pilotos, que vem roubando o noticiário da marca. O italiano Andrea Iannone foi suspenso por dopping e está tentando reverter a decisão para correr em 2020. Enquanto isso, o espanhol Aleix Espargaro segue com a outra RS-GP20 e se mostrou surpreso com a evolução.   

Ducati

Dotada da aerodinâmica mais avançada e do motor mais potente do grid, a outra italiana está em busca de melhorar nas curvas. Rápida nas retas, tem um novo chassi “para disputar a liderança em todas as corridas e condições”, destacou o chefe da equipe Luigi Dall'Igna. A Ducati Desmosedici GP20 aparece com uma faixa preta para destacar a logomarca da proprietária Audi nas laterais, com asas maiores e de formato ligeiramente diferente na dianteira. Permanecem dispositivos aerodinâmicos como o spoiler apelidado de “colher”, para refrigerar o pneu traseiro e gerar downforce no eixo de trás, além das capas nas laterais inferiores das rodas. A dupla de pilotos continua formada pelos italianos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci.

Honda

A moto desenvolvida para os irmãos Marc e Alex Marquez ganhou mais vermelho na dianteira, sem maiores alterações estilísticas. Afinal, permanece a antiga parceira Repsol. O que se nota pelas primeiras imagens é a mudança das asas para um formato mais protuberante, incluindo outro conjunto menor abaixo, também unido lateralmente.  

KTM 

A chegada do espanhol Dani Pedrosa como piloto de testes durante 2019 terá seu primeiro resultado mensurável no protótipo de 2020. O caso da Red Bull KTM é um dos poucos em que as mudanças técnicas foram mais comentadas do que as visualmente perceptíveis. Agora os austríacos seguem uma linha de comportamento dinâmico mais “amigável”, no chassi e na entrega de potência do motor. A recusa da direção da empresa em abrir mão da estrutura em treliça tubular de aço, conexão direta com as motos de rua da marca, chegou a um meio-termo. Para 2020 não foi adotado um perimetral de alumínio ou misto com fibra de carbono, hoje predominante no grid. Mas foram feitas concessões à forma e aplicação de alumínio, auxiliando um controle torcional mais eficiente. Continuam os pilotos espanhol Pol Espargaro e sul-africano Brad Binder.     

Suzuki

A moto japonesa deixa de ser a mais azul do grid para adotar uma pintura alusiva aos 60 anos da marca nas competições de velocidade. A nova aplicação prata nas laterais da GSX-RR remete à moto que debutou em 1960 no Tourist Trophy da ilha de Man. Visualmente também se nota mais uma fabricante optando por asas laterais maiores, mais espaçadas entre as hastes superior e inferior. A missão da moto de 2020 é oposta à da Ducati: uma das mais ágeis e eficientes nas curvas, precisa de mais potência e velocidade para não perder a vantagem nas retas. A dupla de pilotos segue com os espanhois Alex Rins e Joan Mir.        

Yamaha       

O conceito da Yamaha M1 continuará semelhante ao da Suzuki. A fabricante busca resolver dificuldades com os controles eletrônicos para obter mais tração nas acelerações, melhorar largadas e saídas de curva. A desvantagem de velocidade nas retas não é tão acentuada quanto da Suzuki, mas permanece um ponto para melhoria em 2020. No evento de lançamento da equipe desta temporada não ficaram evidentes nem foram comentadas mudanças efetivas na M1, apenas as expectativas dos pilotos por evoluções. Permanecem por mais um ano o italiano Valentino Rossi e o espanhol Maverick Viñales.  

 

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