MUDANÇAS EM SP: NOVA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH)

O documento, já disponível no Estado de São Paulo, traz mais informações, facilita o embarque em aeroportos e permite o uso do nome social ou filiação afetiva

06/06/2022 02:06

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), disponível aos condutores paulistas a partir de junho de 2022, vem com uma série de novidades. Entre elas a representação gráfica dos veículos que o portador está apto a conduzir. No caso da categoria “A”, um desenho com a silhueta da moto, estará impresso no documento. Ao todo são 14 categorias que englobam todos os tipos de veículos que circulam em nossas vias e exigem CNH do condutor.

O novo documento também facilitará a vida de quem viaja. Ele trará, em português, inglês e espanhol, o código internacional chamado MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Outra identificação é a letra “D” para os habilitados e a letra “P” para aqueles que ainda não tem a permissão definitiva e estão na fase provisória. Além da nacionalidade e naturalidade do cidadão, também constam restrições médicas e a autorização de atividade remunerada, representada pela sigla EAR.

A CNH anterior continua válida, assim como seu QR Code,  e o novo documento será emitido para os recém-habilitados ou em caso de renovação. Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social ou acrescentar a filiação afetiva.

 

APLICATIVO



INSTAGRAM