29/12/2021 16:12
O campeonato mundial de esportivas médias sofreu nos últimos anos com a queda de interesse comercial das fabricantes nos modelos de rua de 4 cilindros com 600cc. Novos limites de emissões e ruídos cada vez mais restritos causaram a migração dos motores intermediários para capacidades cúbicas maiores, a partir de 800cc, como forma de compensar as limitações de performance.
Após as últimas temporadas perseverando com modelos próximos da extinção, uma mudança no regulamento para 2022 deve reaquecer a disputa entre fabricantes. Em 2021 competiram apenas as Yamaha R6 Race (só à venda em versão de pista, para permitir a homologação no campeonato), Kawasaki Ninja ZX-6R (já fora de linha em muitos países) e MV Agusta F3 675 (mantida em produção somente para homologação, simultaneamente com a 800).
Sob as novas regras passam a ser admitidos motores de 2 cilindros até 960cc, 3 cilindros até 800cc e 4 cilindros até 636cc. Ou seja, a próxima temporada permitirá a entrada de Ducati Panigale V2, Triumph Street Triple 765 (versão carenada já disputa o campeonato britânico), MV Agusta F3 800 e Kawasaki Ninja ZX-6R 636.