Nas bancas e app: Duas Rodas de junho

Nova Kawasaki Z650 enfrenta o primeiro teste comparativo, e mais...

03/06/2017 12:06

O destaque da capa de junho é a Kawasaki Z650, que começa a ser vendida no Brasil neste mês e já comparamos com Yamaha MT-07, Honda CB 650F e Yamaha XJ6. As duas primeiras são modelos bicilíndricos, enquanto CB e XJ usam 4 cilindros e estão numa faixa próxima de preço. Modelos de cilindrada intermediária com motores de 2 cilindros estão em ascensão, e não é à toa: são curingas que unem ótimo torque em projetos mais estreitos e de baixo peso, ágeis para rodar em ambientes urbanos e que empolgam pela capacidade de retomar velocidade na estrada. Nesse segmento tem reinado como referência técnica e líder de vendas a Yamaha MT-07, que deixou a agora extinta Kawasaki ER-6 defasada. A resposta da Kawasaki será suficiente para combater a MT?

Também recém-chegada, a BMW R1200GS na versão Rallye prova que é mais que um sobrenome associado a aventuras off-road. A nova versão resgata uma vocação perdida pelo modelo nos últimos anos, a saga iniciada com uma sequência de vitórias no rali Dakar durante a primeira metade dos anos 1980 que aos poucos se transformou em touring de uso misto. Havia uma lacuna evidenciada por lançamentos da concorrência nos últimos anos que a Rallye tenta preencher com preparação extra direcionada ao uso off-road sem ignorar a desejável manobrabilidade, tão apreciada em Honda Africa Twin e KTM Adventure, e que a pesada versão Adventure da BMW não oferece.

Outro tema de teste desta edição é a rivalidade centenária entre Harley-Davidson e Indian, renovada neste ano com a adoção de novo motor e suspensões pela primeira, e de novo painel e sistema multimídia pela segunda (“infotainment”). Aqui juntamos numa viagem as baggers Street Glide Special com o V2 Milwaukee-Eight e Chieftain com sua recém-chegada tela de 7 polegadas, nova interface e grande variedade de dados disponíveis. Dois exemplos de tecnologia aliada à tradição, que podem parecer similares quanto ao design, mas são completamente diferentes em uso.

Na seção de clássicas Nossa História contamos como a fabricante italiana do setor de aviação Agusta passou a criar motocicletas e se dominou a motovelocidade mundial durante quase 20 anos, ajudando a criar ídolos como Giacomo Agostini, John Surtees e Mike Hailwood.

Você que está com sede de estrada e quilometragem encontrará um relato inspirador na seção Aventura, que revela como uma viagem internacional pode ser mais fácil do que imagina. O roteiro pelo Sul do país inclui as mais belas estradas brasileiras e dá uma esticadinha por destinos próximos de Uruguai e Argentina.  

 

 

 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM