Nas Bancas: RD 500LC, a rainha da dinastia de esportivas RD da Yamaha

Seção "Nossa História" de Duas Rodas de março mostra a mais sofisticada das RD, que tem uma unidade mantida 0 km por um colecionador brasileiro

07/03/2013 13:31

O significado da sigla RD (“Race Developed”, ou “desenvolvida nas corridas”) nunca escondeu a orientação da Yamaha de levar para as ruas motos com aprimoramentos projetados nas competições. No Brasil, a mais conhecida da série foi a 350, com um pequeno e potente motor de 2 cilindros de alto desempenho, mas o auge da dinastia foi sem dúvida a RD 500LC produzida apenas de 1984 a 1986 com um motor V4 herdado da YZR 500 – campeã mundial em 1982 com Kenny Roberts.

A seção “Nossa História” da edição de março de Duas Rodas mostra uma RD 500LC (com o nome de RZ 500, como foi chamada em alguns mercados) de um colecionador brasileiro que a comprou 0 km no Canadá e assim a mantém, talvez como a última 500 nova no mundo. Isso já o faz um privilegiado, mas não é tudo: ele comprou uma segunda unidade 0 km, encontrada na caixa na Austrália, que foi montada ao chegar no Brasil. E hoje as duas 500 0 km são mantidas assim, decorando a sala do empresário. 

A produção do modelo foi encerrada após somente dois anos do lançamento, o que aliado à sua associação direta com a tecnologia usada pelas motos do Campeonato Mundial na época contribuiu para torná-la altamente colecionável. Nos anos seguintes a Yamaha optou por permanecer com as FZ e FJ, usando motores de 4 tempos e 4 cilindros em linha. Saiba mais sobre esse modelo mítico e desejado por colecionadores em Duas Rodas de março (nº 450), já à venda em todas as bancas do país.

APLICATIVO



INSTAGRAM