Nas bancas: urbanas de respeito

Comparamos os lançamentos que querem mudar seu jeito de rodar pela cidade

31/08/2015 10:05

Duas Rodas de setembro chega às bancas nesta semana comparando os últimos lançamentos, que trazem novos parâmetros de performance e diversão para uso urbano. A leve e equipada KTM 390 Duke é um bom exemplo de que o deslocamento até o trabalho não precisa ser chato, e já a comparamos o modelo recém-laçado com a Kawasaki Z300 e a Honda CB 500F.

Se você sonha com uma superbike, gosta das carenagens imponentes e gostaria de ter um pouco desse universo no seu dia a dia deve estar curioso sobre a nova Yamaha R3. A concorrente que desafia o reinado da Kawasaki Ninja 300 mostra no teste se o motor de 321cc e outros predicados anunciados pela marca se revertem de fato em vantagem quando chega o momento de acelerar.

Fechando o trio de comparativos sobre as novas urbanas temos a Honda CG Titan, agora com motor 160, em mais um round contra a Yamaha Fazer 150 – modificada na posição de pilotagem e no acabamento para o modelo 2016. As versões anteriores das duas tinham apenas dois anos no mercado, um prazo curto para tantas modificações, sinal que a concorrência está maior.

Se você está em busca das próximas novidades de alta cilindrada encontrará na edição de setembro as impressões de pilotagem com a esportiva Ducati 1299 Panigale, substituta da 1199, que está a caminho do Brasil, e os detalhes de como será a big trail Honda CRF 1000L Africa Twin, modelo que resgata as raízes todo-terreno da marca.

Na seção Nossa História contamos a trajetória da primeira Kawasaki da série Z, a Z1 900, criada pela marca para superar a Honda CB 750. A moto que consolidaria a fama da Kawasaki como fabricante de motores de quatro tempos de alta performance seria lançada em 1969, mesmo ano que a CB, mas o modelo da Honda fez uma aparição prévia no Salão de Tóquio de 1968 e iniciou uma corrida dos engenheiros concorrentes para aprimorarem o projeto. Recuperamos os bastidores deste lançamento dos anos 1970 e a história de como a Z1 se tornou a moto mais moderna e rápida do mundo à época.

O assunto não acaba por aí, tem o projeto de personalização de uma antiga Yamaha RX 80, a desmontagem para análise da Honda CB 500X do Teste de Longa Duração e uma viagem do Brasil à Bolívia misturando pilotagem e escalada a 6.000 metros de altitude. 

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