Nave em duas rodas

O novo scooter SYM Cruisym 300, importado e comercializado pela Dafra, apresenta design moderno, motor de 27 cavalos e um enorme espaço sobre o assento

13/03/2023 14:42

Apresentado em primeira mão no Festival Interlagos 2022, o scooter Dafra Cruisym 300 chamou muita atenção do público pelo porte e pelo design moderno, Iluminação full LED, ABS nas duas rodas, carregador USB, além do enorme espaço sobre o assento e, é claro, do motor de 27 cavalos de potência. Enfim, um modelo ágil e versátil que pode ser usado no dia a dia na cidade ou para rodar com desenvoltura na estrada, em viagens de final de semana. O Dafra Cruisym 300 custa R$ 32.490, + frete. Hoje, no mercado nacional seus principais rivais são: Honda Forza 350 (a partir de R$ 48.247), Yamaha XMax 250 (a partir de R$ 30.190), além de encarar a concorrência dentro de casa, com o Citycom 300 CBS (R$ 25.990) e Citycom HD (R$ 27.490). Agora é hora de “pagar de patrão” e conhecer como roda o scooter de porte médio da Dafra.

Antes de abordar o tema desempenho, o novo modelo de 300cc da Dafra oferece vários itens de conforto e comodidades, começando pela excepcional capacidade de carga sob o banco de 48 litros, que permite levar dois capacetes fechados e outros objetos. Já o porta-objetos, que fica no anteparo do escudo frontal, conta uma saída USB que é uma mão na roda durante as viagens. É possível carregar smartphone, intercomunicador ou outro dispositivo eletroeletrônico. Outro destaque fica por conta da iluminação full LED. Na pilotagem noturna o lampejador entra em ação e o farol alto projeta um amplo e potente facho de luz que “abre” espaço entre os carros nos corredores da cidade e na estrada. 
 
Com o corpo numa posição relaxada e comandos bem posicionados, é hora de acelerar com total conforto e liberdade, só falta o ar-condicionado. Aliás, o painel de instrumento – analógico com informações digitais – lembra muito os utilizados pelos carros de luxo.  Momento de curtir esta “nave” em duas rodas. 
Mas como é o desempenho desse modelo? O Cruisym 300 está equipado por um motor monocilíndrico com 278,3 cm3 de capacidade cúbica de 27 cavalos de potência (a 7.750 rpm) e 2,29 Kgf.m de torque (6.750 rpm), que na prática faz do modelo taiwanês ter força para saltar na frente dos outros veículos quando o sinal fica verde. É aí que a tradicional sistema de transmissão CVT entra em ação. É acelerar com vontade que o scooter pula à frente. Desempenho que diminui as distâncias e aumenta o prazer na pilotagem.

O propulsor injetado e refrigerado a água, é praticamente o mesmo do Citycom 300 CBS, um scooter com mais de dez anos testado em nosso mercado. Em 100 km/h o motor está a 6.000 giros. A 120 km/h, 7.000 giros. Na estrada – seu habitat natural – o scooter tem potência suficiente para chegar aos 150 km/h. O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros, que apresenta uma autonomia de mais de 350 quilômetros. Dá para passar horas sobre a Cruisym 300 e rodar com tranquilidade entre São Paulo e Sertãozinho, no interior de São Paulo. São exatos de 337 quilômetros de distância.

Segurança e ciclística - Falando em segurança e posição de pilotagem, os retrovisores do Cruisym 300 são projetados bem a frente, que passam com facilidade abaixo/acima dos espelhos dos carros. A plataforma para os pés é grande e permite apoiar em três posições. Uma dica muito importante na hora da frenagem. Como o scooter não tem tanque de combustível para que o motociclista possar travar com as pernas. No Cruisym, por exemplo, coloque os pés numa posição mais à frente na plataforma, bem ao estilo custom. Assim o piloto estará preparado e bem posicionado para executar a frenagem. O ergonômico banco em dois níveis está a 730 mm do solo, é fácil apoiar os pés no chão. Mas é preciso cuidado ao transpor obstáculos como, por exemplo, guias e lombadas, já que a distância livre do solo é de apenas 130mm.

Apesar do cuidado para não raspar o “peito” do scooter, o Cruisym 300 conta com rodas de 14 polegadas (120/70) na frente e 13 na traseira 140/60. Os pneus ofereceram bastante segurança na estrada, em função do desenho e da largura. Para ajudar neste trabalho de absorver os impactos dos pneus com o piso, o scooter Dafra usa suspensão dianteira telescópica, de 88mm de curso. Na traseira, sistema bichoque, com 75mm de curso. Detalhe: a suspensão traseira pode ser regulada em quatro posições, dependendo do tipo de piso, garupa ou carga. Conjunto bem firme que deixa o modelo equilibrado em qualquer situação.

Para completar a parte ciclística, freios ABS dois canais garante frenagens seguras, sem deixar a roda travar, mesmo em pisos escorregadios ou na chuva. Na dianteira disco de 260 mm e na roda traseira 240 mm. Para ajudar na manutenção ou na hora de estacionar com mais segurança o Cruisym 300 conta com cavalete central. 

Ágil na cidade e uma excelente companheira de viagem com garupa e bagagem, que fica bem acomodada sob o assento. Ah! o parabrisa do Cruisym 300 pode ser regulado em duas posições – com auxílio de chave. Na posição mais alta protegeu muito bem o piloto aqui, já que durante a produção fomos surpreendidos por um temporal.

Ficha técnica
Motor: 4T, SOHC, 1 cilindro, refrigeração líquido
Cilindrada: 278,3 cm3
Potência: 27,0 cv a 7.750 rpm
Torque: 2,79 Kgf.m a 6.750 rpm
Câmbio: CVT
Combustível: Gasolina
Rodas: Liga Leve
Pneu dianteiro: 120/70 – 14″
Pneu traseiro: 140/60 – 13″
Freio dianteiro: Disco ABS 260 mm
Freio traseiro: Disco ABS 240 mm
Suspensão dianteira: Telescópica, 88mm de curso
Suspensão traseira: Bichoque, 75mm de curso
Tanque de combustível: 12 L
Reserva: 2,5 L
Comprimento: 2.150 mm
Largura: 760 mm
Altura: 1.440 mm
Distância entre eixos: 1.550 mm
Peso seco: 180 kg
Preço: R$ 32.490, + frete

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