No Japão, Honda apresenta moto focada no aprendiz

Com nova CB125F, novos motociclistas terão modelo altamente preparado para aprender os primeiros passos sobre um veículo de duas rodas

02/12/2015 09:46

A maioria dos motociclistas que aprendeu a pilotar nas Moto Escolas do Brasil nas últimas décadas provavelmente teve seu primeiro contato com um veículo de duas rodas com algum modelo da Honda CG. Além de moto mais vendida do País, a CG é muito utilizada nas aulas de trânsito pela facilidade de condução que o modelo oferece. No resto do mundo não é diferente. Europa e Ásia, principalmente, utilizam uma variação da CG para formar os novos motociclistas: A CB125F.

Dito isso, a Honda Japão resolveu inovar neste fim de ano e lançou uma versão da CB125F completamente preparada para auxiliar o instrutor a ensinar da melhor forma seu aluno. Vale dizer que esta moto não será vendida ao consumidor final, ficando restrita as Moto Escolas japonesas.

Entre as exclusividades do modelo estão barras de ferro nas laterais para proteger a moto em caso de queda. Até aí nenhuma novidade. O interessante é o conjunto de luzes que acompanha esta CB125F. São seis lâmpadas – vermelha, laranja, azul, verde, ciano e branco – responsáveis por alertar o instrutor sobre qualquer deslize do seu aluno. Acionamento de freio dianteiro, traseiro e embreagem; funcionamento do motor, neutro ou desligado; indicação de marcha; etc. A Honda não divulgou todas as funções, mas alertou que será possível ao instrutor acompanhar a distância tudo que seu aluno faz sobre a motocicleta.

Além disso, a CB125F também traz limitador de velocidade selecionável, que restrita a velocidade a 30 ou 40 km/h. Tudo isso parece muito distante da nossa realidade, mas serve como exemplo para os nossos governantes, pois com certeza melhoraria a formação de condutores e estabeleceria uma nova condição de trânsito no Brasil.

APLICATIVO



INSTAGRAM