Nova Gold Wing: conheça as 6 gerações em 42 anos de evolução

30/10/2017 11:46

O Tokyo Motor Show, tradicional mostra de tecnologia da indústria japonesa que este ano ocorrerá até o próximo dia 5 de novembro, foi escolhido pela Honda para apresentar uma mudança completa na touring Gold Wing. Desde que foi lançada originalmente em 1975 como GL1000 se passaram cinco gerações, incluindo a GL1800 agora com nova estrutura mais leve e compacta, que estreia com câmbio automático DCT e a primeira aplicação do Apple CarPlay em motocicletas. Conheça a seguir todas as gerações e as inovações do modelo 2018.

GL1000 1975

A primeira Gold Wing veio adicionar uma opção touring à linha Honda, mais confortável e capaz de cobrir grandes distâncias do que a “esportiva” CB 750. Na GL1000 o banco era maior e o guidão elevado, além do motor boxer de cilindros opostos inovar com refrigeração líquida e 4 cilindros em vez dos 2 que tradicionalmente equipavam as BMW. A Gold Wing também teve o papel de reforçar o posicionamento da Honda no mercado americano, o que logo foi alcançado com 80% da produção sendo exportada para o país. O passo seguinte foi abrir uma fábrica para ela nos Estados Unidos.

GL1100 1980 

A segunda geração da Gold Wing mergulhou mais fundo no conceito touring e no gosto americano. Após cinco anos de pesquisas com consumidores foi adotado um motor maior de 1.085cc para incrementar o torque, entreeixos alongado para aumentar espaço disponível aos ocupantes e para elevar o nível de estabilidade em rodovias com longas retas. Na versão Interstate a carenagem com para-brisa alto era item de série, bem como malas laterais e top case com encosto para garupa. Em 1982 a versão Aspencade introduziu painel digital e rádio.

GL1200 1985

A versão standard saiu de linha e se estabeleceu a Gold Wing como uma touring completa e carenada. A GL1200 estreou com pintura dourada adotando injeção eletrônica, sistema de som com quatro alto-falantes, cruise control e um painel digital com mais dados (“computador de bordo”).

GL1500 1988

Com uma moto já completa e bem equipada, o passo seguinte da Honda foi aprimorar o projeto mecânico. Queriam uma nova geração mais suave de pilotar, confortável e rápida. Conseguiram com o primeiro motor boxer de 6 cilindros, chassi revisto e design completamente novo modernizando o conceito de carenagem integrada, que passou a incluir a parte inferior da moto, laterais e malas formando um conjunto único.

GL1800 2001

Oito anos de desenvolvimento resultaram numa nova geração com qualidades dinâmicas aprimoradas. Chassi de alumínio e mais um aumento de cilindrada incrementaram a performance da GL1800, que também renovou a estética da Gold Wing usando linhas arredondadas no lugar das retas da GL1500 que definiam o estilo dos anos 1980. Freios ABS inicialmente eram opcionais (se tornaram item de série) e em 2006 foi a primeira moto a incorporar o airbag.

GL1800 2018

O chassi de alumínio e o motor boxer de 6 cilindros foram reprojetados de forma mais compacta, o que além das medidas produziram uma moto até 48 kg mais leve – dependendo da versão, bagger ou Tour (com top case, air bag e câmbio DCT opcional). O motor de 1.833cc passa a adotar cabeçote de 4 válvulas por cilindro e rende até 125 cv a 5.500 rpm e 17,3 kgf.m a 4.500 rpm. Com o acelerador eletrônico agora oferece um pacote de quatro modos de pilotagem (Tour, Sport, Econ e Rain), que atuam também sobre controle de tração, ajuste de suspensões e freios combinados. Assistente de partida em subida e sistema start-stop completam a eletrônica embarcada. O câmbio pode ser convencional de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante ou DCT de 7.

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