Nova Honda CBR 1000RR-R muda tudo e alcança 217 cv

Superbike também recebeu carenagem com aletas como na MotoGP, novo chassi e eletrônica

04/11/2019 04:11

A Honda antecipou nesta segunda-feira (4) o principal lançamento da marca no exterior para 2020: uma nova CBR 1000RR Fireblade. Agora batizada de CBR 1000RR-R, também com a versão SP, evolui na aerodinâmica, eletrônica, motor e chassi. 

Alteração mais evidente é a nova carenagem com aletas laterais, que geram downforce adicional em altas velocidades como na MotoGP. Os faróis foram reduzidos e uma abertura central para o Ram-Air incorporada, direcionando maior volume de ar para a admissão. 

O motor é outro ponto central desta atualização, um novo 4 cilindros com mais diâmetro e menos curso nos pistões. As medidas passaram de 76 mm x 55,1 mm para 81 mm x 48,5 mm. Agora a CBR rende até 217 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Antes 191 cv a 13.000 rpm e 11,8 kgf.m a 11.000 rpm (no Brasil). 

Embora ainda mantenha a identidade da CBR anterior, a nova RR-R ficou mais compacta e usa outro chassi. O desenho do tipo diamante, de alumínio, tem nova distribuição de rigidez, peso e geometria. Cresceu no entreeixos de 1.405 mm para 1.455 mm e cáster de 23° para 24°, em busca de estabilidade. Suspensões e freios também mudaram, com a segunda geração das suspensões eletrônicas Öhlins e pinças frontais Brembo Stylema, na SP. A “standard”, suspensões Showa com ajustes manuais e pinças Nissin. 

 

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