Nova KTM RC 8 é máquina para autódromo inspirada no Mundial

Serão apenas 100 unidades, que aplicam a experiência da fabricante na Moto2 e MotoGP

20/07/2021 18:05

O nome RC8 batizava a esportiva da KTM há pouco mais de dez anos. Embora a fabricante tenha abandonado este mercado e apenas mantenha as versões RC dos modelos de baixa cilindrada, derivadas da Duke, a experiência recente no Campeonato Mundial motivou os austríacos a produzirem algo também para o público em geral. 

Trata-se de uma esportiva correspondente à Moto2, mas com motor KTM em vez do propulsor padrão da categoria (Triumph). Como não há restrições de regulamento, a RC 8C vai além e também traz inovações já provadas na MotoGP, como as asas na carenagem. 

O motor de 2 cilindros paralelos de 128 cv vem da naked 890 Duke R, para facilitar a manutenção, com caixa de ar especial e escapamento Akrapovic de titânio. Para chegar ao peso seco de 140 kg o chassi em treliça de aço recebe carenagem de fibra de carbono e tanque do tipo “quick-release”, como nas competições.

As suspensões WP são montadas no mesmo departamento que mantém os componentes da MotoGP, com garfo APEX PRO 7543 de 43 mm e amortecedor APEX PRO 7746. As rodas são de alumínio Dymag com pneus slick Pirelli SC1. 

Os freios Brembo têm pinças Stylema com discos de 290 mm na dianteira e cilindro-mestre radial 19RCS Corsa Corta com a interessante funcionalidade de regular o ponto exato da “mordida” no disco através de um seletor na parte de cima, vinda da experiência nas pistas.  

Por fim, a coleta de dados é feita por um painel AIM MXS 1.2 RACE com GPS, exibida em TFT de 5 polegadas. Os dados são gravados e podem ser analisados no AIM Race Studio. Serão produzidas somente 100 unidades, a serem encomendadas a partir do próximo dia 22.     

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM