08/02/2022 19:45
Nesta terça-feira (8) a Honda apresentou a nova RC213V que disputará a temporada 2022 da MotoGP. O fim do congelamento no desenvolvimento das motos, acordado para reduzir custos durante a pandemia, era muito aguardado pelos japoneses.
A ausência de Marc Marquez em boa parte das duas últimas temporadas deixou a marca em apuros com a moto. Os outros pilotos da Honda e da equipe satélite LCR não conseguiam se destacar, e se queixavam especialmente da falta de aderência na traseira.
Sem o piloto excepcional que conseguia ser rápido apesar das dificuldades, e que lida bem com a falta de aderência, a Honda percebeu o quanto estava dependente de Marquez para obter resultados. E decidiu que precisava entregar uma moto que pudesse vencer com outros pilotos, e que para isso precisaria mudar radicalmente.
A nova RC213V já provou que entrega o tão desejado “grip” no pneu traseiro e, nas palavras de Pol Espargaro, mais sensações do que está acontecendo na traseira e, consequentemente, confiabilidade e segurança. Nas carenagens a mudança também foi completa, em busca de evolução em downforce e direcionamento de ar para a admissão do motor.
Após uma primeira temporada difícil com a Honda, a primeira metade de 2022 será decisiva para Espargaro entregar resultados que garantam sua renovação contratual. Há rumores que a Honda busca um novo campeão mais jovem do que Marquez e que estaria conversando com Joan Mir (Suzuki) e Fabio Quartararo (Yamaha), ambos também no último ano de contrato e publicamente insatisfeitos com suas motos de 2021.