Nova Yamaha Lander 250 2019: cores, especificações, ABS...

Modelo completamente redesenhado ganha banco mais confortável, tanque maior e ABS

30/11/2018 02:11

A Yamaha antecipou nesta sexta-feira (30) a nova XTZ 250 Lander para 2019, que estará nas concessionárias a partir de janeiro. Depois de 12 anos sem grandes alterações a trail finalmente ganha uma nova geração e terá a missão de substituir também a Ténéré 250 (ao menos por enquanto).

Fica mais encorpada, com referências ao tanque da XT 660R e à dianteira da Crosser. O tanque cresce de 11 para 13,6 litros e perde a aparência esguia típica das motos destinadas a uso off-road. Junto vem o assento em dois níveis mais largo e recheado de espuma. As carenagens são todas novas para acomodar as modificações e a ilu-minação passa a ser por LEDs no farol e lanterna traseira (as luzes de direção permanecem). 

Já do ponto de vista técnico as principais novidades são o freio ABS apenas na roda dianteira e a redução do curso das suspensões. O modelo anterior tinha 240 mm na dianteira e 220 mm na traseira, enquanto a nova tem 220 mm na frente (garfo com 41 mm de diâmetro) e 204 mm atrás (amortecedor regulável na pré-carga da mola). O motivo foi tornar a altura da moto acessível a um número maior de pessoas e buscar um ajuste mais estável para uso no asfalto, sem subtrair muito da capacidade off-road. E, por último, o novo painel agora mostra dados de consumo médio e instantâneo.

O chassi muda na parte superior apenas para acomodar novos tanque e assento. De resto, tudo igual: rodas de aço com 21 polegadas na frente e 18 atrás, motor mono de 249cc com 2 válvulas (20,7 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rpm) e câmbio de 5 marchas. Foi instalado um novo catalisador de três vias para reduzir as emissões e injetor de combustível de dez furos para melhor atomização da mistura no cilindro, o que segundo a Yamaha reduziu o consumo.  

Pensando nos clientes da Ténéré e que pretendem realizar viagens mais longas, a Yamaha terá o Kit Touring como acessório de fábrica: bagageiro, baú com duas opções de tamanho (33 e 35 litros), protetores laterais do motor e para-brisa. A nova Lander estará nas concessionárias a partir da segunda quinzena de janeiro nas cores azul, branca e preta com garantia de 4 anos. O preço só será informado em janeiro. 

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

APLICATIVO



INSTAGRAM