Novo Dafra Citycom 300 fica mais leve e espaçoso

Scooter que inaugurou o segmento no país há dez anos foi completamente redesenhado

09/03/2020 08:03

A Dafra antecipou o início das vendas do novo scooter HD 300, que chegou às lojas nesta segunda-feira (9). Quando foi apresentado no Festival Duas Rodas, em agosto passado, tinha previsão para maio.

O modelo fornecido pela taiwanesa SYM usa a mesma base mecânica do Citycom, vendido no país há dez anos com pequenas atualizações. Devido ao sucesso do modelo original, que inaugurou esse segmento de cilindrada no país, a Dafra decidiu rebatizá-lo localmente como Citycom HD 300. 

Por enquanto a versão antiga do Citycom continuará à venda no Brasil como modelo mais acessível, apenas na versão com freios combinados, por R$ 19.990. Até o momento é o líder de vendas da marca, justamente na versão básica. Deixa de existir a versão ABS, substituída pelo novo Citycom HD 300 de R$ 21.490. 

No exterior o Citycom foi descontinuado e substituído por dois modelos. O HD 300 escolhido pela Dafra, de perfil mais urbano, e o Cruisym 300, com para-brisa e carenagem maior para uso também rodoviário. Medidas externas menores e rodas de maior diâmetro foram decisivas para a escolha pelo HD 300, explicam representantes da marca. As rodas têm 16 polegadas, como no modelo lançado em 2010, contra 14" e 13" do Cruisym. 

Além do design revisto, o novo modelo tem iluminação por LEDs (exceto luzes de direção), suporte para top case, entrada USB (antes tomada 12V) e 38 litros de espaço sob o banco. O crescimento no compartimento veio da remoção da bateria, realocada à frente do condutor – na tampa prata à esquerda daquela que abriga o porta-objetos com USB. Cabe um capacete integral na porção traseira e agora sobra espaço para pequenos objetos na parte da frente do compartimento, onde antes ficava a bateria.

Toda a base estrutural e mecânica permanece inalterada, mas o peso total do scooter foi reduzido em 13 kg. O motor de 278cc tem 1 cilindro refrigerado por líquido e 4 válvulas. Produz 2,6 kgf.m a 6.000 rpm e 27,6 cv a 8.000 rpm. O tanque continua com os mesmos 10 litros de capacidade e bocal para abastecimento no túnel central. 

Pouco acima está o porta-objetos e o novo painel com um display maior. No quadro de instrumentos o nível do tanque agora tem mostrador analógico, ao lado de velocímetro e conta-giros, e a temperatura do líquido de arrefecimento foi para o display. No mostrador LCD também ficam hodômetros, relógio, voltagem da bateria, temperatura externa e quilometragem percorrida com o óleo do motor. 

As rodas têm as mesmas medidas do primeiro Citycom, mas foram redesenhadas (pneus 110/70 e 130/70). Continua com pinças de freio de dois pistões na dianteira e na traseira (ABS nas duas rodas), mudando apenas o diâmetro dos discos: 287 mm e 260 mm. O garfo de suspensão tem 88 mm de curso e os amortecedores 75 mm.

As cores são preto e cinza foscos. 

 

Ficha técnica 

Motor: 278cc, 1 cilindro, 4 válvulas e refrigeração líquida

Potência: 27,6 cv a 8.000 rpm

Torque: 2,6 kgf.m a 6.000 rpm

Câmbio: automático CVT 

Chassi: tubular de aço 

Comprimento: 2.220 mm

Largura: 770 mm 

Altura: 1.230 mm

Altura do assento: 800 mm

Entreeixos: 1.500 mm

Suspensões: garfo com 88 mm de curso e amortecedores ajustáveis na pré-carga da mola com 75 mm de curso  

Freios: disco de 287 mm com pinça de 2 pistões na dianteira e disco de 260 mm com pinça de 2 pistões na traseira

Pneus e rodas: 110/70-16 na dianteira e 130/70-16 na traseira

Tanque: 10 litros

Peso: 172 kg (ordem de marcha)

 

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