17/03/2016 15:54
A customização está cada vez mais presente no universo das duas rodas. Antes restrito a um estilo de vida, hoje a arte de personalizar motos ganhou até mesmo espaço entre as fabricantes. Muitas marcas de moto já oferecem a opção de alterar a originalidade de um modelo e variedade de acessórios sempre buscando oferecer exclusividade. No entanto, há muitas dúvidas sobre a arte de individualizar: quem pode fazer? Quanto custa? Demora muito? Perde a funcionalidade? “O processo começa partir do momento que estilizar qualquer parte da moto”, diz Helcio Zambotto, da AZ Motorcycle e programa Custom Club Brasil, em exibição no canal a cabo Discovery Turbo. “Com um valor inicial de R$ 3 mil começa a brincadeira, mas já ultrapassamos o preço da motocicleta em alguns casos”, completa o customizador, que trabalha principalmente com Harley-Davidson.
Entre os extremos, os artistas responsáveis por deixar a motocicleta com a personalidade imaginada pelo cliente explicam que é possível pensar em “pacotes” de preços para níveis diferentes de modificação. “Temos um kit inicial de R$ 6 mil, um intermediário de R$ 12 mil e um avançado de R$ 24 mil”, explica Teydi Deguchi, da Shibuya Garage. Diferentemente de Zambotto, Deguchi não se dedica a uma linha específica de marca, e apesar da alta demanda por modificações em Triumph Bonneville, no momento também está trabalhando em projetos com modelos Honda, Yamaha e Ducati.
Com um estilo mais voltado a modelos de baixa cilindrada, a oficina Bendita Macchina se dedica a transformar completamente a estética de modelos urbanos de Honda e Yamaha com motores de 125cc a 300cc, como CB, XRE, YBR, Fazer e XTZ. “Por serem pequenas, estas motos se tornam uma ótima opção para encarar o trânsito urbano de forma exclusiva, prática e ao mesmo tempo acessível”, avalia Rodrigo Marcondes, sócio do estúdio. Acessível é um conceito relativo, que pode até fazer sentido considerando os custos que uma customização pode atingir, mas ainda é preciso preparar o bolso: R$ 9 mil para a transformação de uma 125cc, R$ 12 mil por uma 150cc e R$ 13,8 mil pela modificação de uma 250/300cc, ou seja, o investimento adicional praticamente corresponde ao valor da moto.
Sobre o tempo para execução dos projetos, os customizadores costumam dar prazos de 30 a 120 dias dependendo da complexidade do projeto e da espera necessária até que trabalhos anteriores sejam concluídos. Também alertam para a importância de manter a moto funcional e segura, o que não é uma preocupação de todas as oficinas: “Fazemos motos para rodar de verdade”, frisa Zambotto. Marcondes segue a mesma linha de pensamento e afirma que “um dos principais pontos da Bendita é a mobilidade urbana, por isso nossos projetos focam a praticidade no dia a dia”.