Pilotos da MotoGP esperam mais disputas e equilíbrio na prova deste domingo

Em coletiva de imprensa no Catar, pilotos confirmam que novas regras aproximaram o desempenho das motos e resultados são imprevisíveis

16/03/2016 15:47

A temporada 2016 da MotoGP começará neste fim de semana, no circuito de Losail, no Catar – mesmo palco dos últimos testes da pré-temporada, que acabou na semana passada com o atual campeão Jorge Lorenzo como o piloto mais rápido (veja aqui). Hoje aconteceu a coletiva que antecede o início da temporada e os pilotos comentaram sobre as expectativas com as alterações de regulamento que entram em vigor neste ano, padronizando a eletrônica das motos.

Honda e Yamaha, as duas líderes dos últimos campeonatos, perderam parte de sua vantagem enquanto equipes como Ducati e Suzuki estarão cada vez mais próximas. “Embora tenhamos enfrentado problemas com os novos controles eletrônicos e o circuito de Losail não favoreça nossa moto, vamos brigar pelo melhor resultado no domingo”, disse Marc Márquez, da Honda.

Já Lorenzo preferiu manter o foco para o início do certame. “Gostei dos testes e acho que a M1 está ainda melhor do que em 2015, mas precisamos manter nossos pés no chão”, declarou. Rossi, que finalizou a pré-temporada em Losail com o quinto melhor tempo, preferiu exaltar o começo da temporada. “Ainda bem que acabaram (os testes). Finalmente vamos começar a falar sobre a corrida”, disse Valentino Rossi, aos 37 anos, que está em seu último ano de contrato e fala em renovar por mais dois.

As principais surpresas vêm da Ducati e Suzuki, a primeira ainda com ajustes por fazer na GP16 (que estreou novas asas mais proeminentes e um câmbio ultrarrápido). “Nenhum pilotos estará pronto para a primeira corrida do ano”, analisou Andrea Dovizioso, cauteloso. Maverick Viñales, maior surpresa da pré-temporada ao liderar dias de treino com a Suzuki, admite estar ansioso. “Trabalhei muito forte nos testes, então não vejo a hora de ver as luzes vermelhas se apagarem”.

Novas regras

Algumas regras podem afetar diretamente o desempenho das equipes, como é o caso da unificação da unidade de controle eletrônico (ECU) para todas as fábricas, que agora usam um mesmo software da Magneti Marelli. A Honda já declarou que teve problemas com a eletrônica na pré-temporada e, por isso, não conseguiu bons resultados. Os dois pilotos, Marc Márquez e Dani Pedrosa, afirmaram que sentiram dificuldades na adaptação aos novos controles eletrônicos padronizados da categoria.

A segunda mudança que está movimentando os bastidores da MotoGP é a troca dos pneus, agora da marca francesa Michelin em substituição aos oito anos de Bridgestone. Valentino Rossi, que criticou a disponibilidade de penus para testes, declarou estar se adaptando aos novos componentes.

Outra alteração significativa é a uniformização dos tanques de combustível em 22 litros e a quantidade de motores: serão sete propulsores para Honda, Yamaha e Ducati. A regra visa beneficiar o desenvolvimento de motores por equipes iniciantes como Suzuki e Aprilia, privilegiadas com a possibilidade de desenvolvimento do motor ao longo da temporada e nove unidades por piloto.

Com a polêmica das asas criadas pela Ducati para 2015, a organizadora Dorna resolveu criar uma regra também para o uso das aletas. Ficou definido que devem ser fixadas à carenagem sem exceder a altura do guidão (como na Kawasaki Ninja H2R) nem ultrapassar a largura máxima regulamentada da moto.

O Campeonato Mundial de Motovelocidade deste ano contará com (veja o calendário), passando pelo Oriente Médio, Américas, Ásia, Europa e Oceania. A primeira rodada acontece já no próximo domingo (20), com a realização da única corrida noturna do ano, o Grande Prêmio do Catar. No Brasil, o canal por assinatura SporTV transmitirá a temporada 2016, que começará com os treinos classificatórios de sábado às 14h30 e a prova no domingo às 15h. 

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