Pol Espargaro na Honda causaria dança das cadeiras na MotoGP

Espanhol é cotado para assumir moto de Alex Marquez, mas KTM diz que ainda tenta convencê-lo a ficar

10/06/2020 15:50

Numa temporada atípica, as equipes da MotoGP tiveram de decidir quais seriam seus pilotos em 2021 antes de avaliá-los em 2020. Os principais assentos já pareciam definidos quando jornalistas estrangeiros anteciparam uma surpreende contratação de Pol Espargaro (KTM) para a moto de Alex Marquez (Honda). 

O novo companheiro de equipe do campeão Marc Marquez, que completa 29 anos nesta quarta-feira (10), estaria definido como substituto do irmão mais novo da família Marquez antes mesmo do campeão da Moto2 na última temporada ter estreado na categoria máxima. 

A contratação de Alex pela HRC prevê apenas um ano (2020) e foi assinada com ajuda de grande pressão do irmão mais velho e atual campeão Marc, poucos meses antes deste definir se continuaria na Honda em 2021 ou aceitaria uma das propostas de mudança de outras fabricantes.

Não estava nos planos da Honda ter que contratar um novo piloto para 2020, vaga que foi aberta após a rescisão antecipada do contrato de dois anos com Jorge Lorenzo no segundo semestre de 2019.  

A alternativa emergencial lógica seria promover o experiente Cal Crutchlow da equipe satélite LCR, onde já havia anunciado que correria por apenas mais um ano até se aposentar. E Alex estrearia na LCR para se adaptar à moto sem a pressão por resultados na equipe de fábrica campeã do mundo.  

Espargaro realmente negocia (ou negociou) com a Honda, o que foi confirmado pelo agente dele. As propostas recebidas para trocar a KTM em 2021 vieram de Honda e Ducati, ambas com assentos ainda vagos e pelas quais o piloto já disse publicamente que gostaria de atuar. 

Do lado da KTM, o gerente de corridas Mike Leitner diz que não renovaram o contrato do piloto, embora a equipe queira, e que também não foi comunicado da saída pelo espanhol. Aliás, na HRC existe preferência da patrocinadora espanhola Repsol por pilotos da mesma nacionalidade da companhia petrolífera. 

Na Ducati, Danilo Petrucci foi avisado que será dispensado após 2020 e o vice-campeão das últimas três temporadas Andrea Dovizioso segue negociando (também é uma alternativa na própria KTM). Jornalistas especializados como o espanhol Manuel Pecino afirmam ter investigado a questão e que Espargaro será anunciado em breve pela Honda. 

O chefe de equipe Alberto Puig não negou o rumor da contratação, apenas se limitou a dizer que o único piloto sob contrato para 2021 é Marc Marquez. Em outubro do ano passado havia elogiado Pol dizendo que seus resultados na KTM não refletem quão bom é e que na moto certa venceria corridas.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM