Primeiras impressões: andamos na nova Ducati Diavel

Versão 2015 chega com retoques em alguns componentes estéticos e ajustes no motor de 2 cilindros de 1.198cc

24/04/2015 16:46

Texto: Ismael Baubeta          fotos: Renato Durães

Duas Rodas esteve esta semana em Porto Feliz, interior de São Paulo, para conferir o lançamento oficial no Brasil da Ducati Diavel, uma custom de caráter esportivo que consegue enganar qualquer um à primeira vista. Olhando para esta moto grande, baixa, larga e de pneu traseiro 240 mm, mesmo os motociclistas mais experientes podem não saber do que ela é capaz.

A versão 2015 chegou com alterações estéticas aparentes e com a mão da Audi no desenvolvimento – o farol saiu das pranchetas da engenharia alemã. Vários são os componentes remodelados: rodas, banco, entradas de ar e ponteiras ao estilo corneta – para deixar a roda traseira mais à vista. A posição de pilotagem melhorou, há mais espaço no banco que ganhou um pequeno encosto para lombar e o guidão ficou mais próximo do piloto. A posição das pernas é boa, as pedaleiras as deixam praticamente a noventa graus. A suspensão é bem durinha e dá opção de ajustes tanto na frente como atrás. Em pavimentos mais acidentados é inevitável sentir um pouco do seu trabalho percorrendo o corpo.

Em baixa velocidade, o peso da Diavel fica evidente no guidão, mas basta aumentar a velocidade que a força necessária para direcioná-la diminui. No zigue-zague aparece a monobrabilidade, uma de suas virtudes. É surpreendente a sua capacidade de contornar curvas. O Pirelli Diablo Rosso II de 240 mm na traseira foi desenvolvido exclusivamente para ela, e, apesar do que a largura pode sugerir, oferece pouca resistência para a inclinação e grip inimaginável. Na verdade, a Diavel tem alma esportiva com corpo de moto custom. É pesada, são 239 kg, mas a sensação na pilotagem é ótima.

O motor de 2 cilindros em L de 1.198cc recebeu algumas alterações. São os mesmos 162 cv, só que agora chegam mais cedo, a 9.250 rpm. A curva de torque permaneceu inalterada, são 13,3 kgf.m a 8.000 rpm, números suficientes para embaralhar a vista nas acelerações de mão pesada. São três modos de potência. No urban, são 100 cv à disposição para passear tranquilamente. No touring, toda a cavalaria está disponível, mas de maneira mais suave. Já no sport, a patada é total e as respostas são de tirar o fôlego. Adivinhe qual modo mais utilizei? Em todos eles, controle de tração e ABS estarão ativos, mas se você quiser testar os limites, basta desligar tudo.

Na standard, a Diavel sai por R$ 64.900. Já na versão Carbon, que vem vestida para festa com peças em fibra de carbono, o preço é R$ 74.900. Se você nunca andou, vá fazer um test drive. No mínimo, vai se surpreender.

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