09/01/2026 12:16
A LCR Honda anunciou, antes do GP da Austrália de 2025, a contratação do brasileiro Diogo Moreira para um acordo de vários anos na MotoGP. Um dos nomes mais disputados do mercado de pilotos, Moreira despertou o interesse de diversas fábricas, mas foi a Honda que venceu a concorrência ao garantir um atleta apontado como uma das maiores promessas da nova geração do motociclismo mundial.
Natural de Guarulhos (SP), Moreira iniciou sua trajetória no motocross brasileiro antes de se mudar para a Espanha, em 2017, em busca de uma carreira nas pistas de asfalto. O talento rapidamente se destacou nas categorias de base europeias, especialmente na Red Bull Rookies Cup, onde terminou a temporada de 2021 em sexto lugar, com quatro pódios. O desempenho abriu as portas do Mundial de Moto3, no qual brilhou desde a estreia, conquistando o título de Rookie of the Year e sua primeira vitória no campeonato em 2023, na Indonésia.
A evolução continuou na Moto2. Após um ano de adaptação em 2024, coroado com pódio em Barcelona e mais um título de estreante do ano, Moreira explodiu em 2025. Com vitórias em Assen, Áustria, Indonésia e Portugal, além de uma sequência consistente de pódios, o brasileiro conquistou o título mundial da categoria intermediária — o primeiro do Brasil em campeonatos mundiais de motovelocidade. Em 2026, ele será um dos dois estreantes do grid da MotoGP, ao lado de Toprak Razgatlioglu, e também o primeiro brasileiro na classe rainha desde Alex Barros.
A estreia de Diogo Moreira na MotoGP promete ser histórica, ainda mais com o retorno do Grande Prêmio do Brasil ao calendário, em março de 2026. Correndo diante da torcida logo no início da temporada, o piloto — que passará a usar o número 11 — carrega a expectativa de reacender a paixão brasileira pela categoria. Com testes já realizados e a confiança total da Honda, o jovem paulista inicia um novo capítulo mirando alto: escrever seu nome entre os grandes da MotoGP e se consolidar como a nova esperança do Brasil no motociclismo mundial.