Reta final do Dakar tem disputa interna entre GasGas e KTM

Marcas do mesmo grupo disputam o título 2022 do rali nesta sexta-feira

13/01/2022 17:47

No rali Dakar tudo pode mudar no dia seguinte, com um erro de navegação ou abandono. Mas faltando apenas a etapa final, nesta sexta-feira (14), as previsões de resultado ficam mais próximas de se concretizarem. 

A edição 2022 não foi de grandes vantagens nos tempos da classificação geral, o que até a 12ª e última etapa ainda deixa margem para uma mudança de líder. O britânico Sam Sunderland (GasGas) foi consistente nos resultados ao longo de todo o rali e assim liderou a maior parte das 11 etapas já percorridas. Perdeu a liderança nas etapas 9 e 10, primeiro para Matthias Walkner (KTM) e depois para Adrien Van Beveren (Yamaha), mas numa reviravolta a recuperou nesta quinta-feira (13) e ainda conseguiu 7 minutos de vantagem.

O dia foi dominado por trechos de areia e dunas avaliados como mais difíceis do Dakar deste ano por Pablo Quintanilla (Honda), que aproveitou para subir à 2ª posição. Beveren perdeu minutos preciosos hesitando na navegação já no começo da especial e foi ultrapassado por Sunderland, Quintanilla e Walkner. Ficou 15 minutos atrás na classificação geral. 

Na última etapa a ordem do pódio pode mudar apenas se Sunderland errar. Neste caso, Quintanilla e Walkner estarão numa disputa acirrada após começarem a sexta-feira separados por apenas 23 segundos. Se o resultado se confirmar será a primeira vitória da marca espanhola GasGas, especializada em enduro e trial, adquirida pelo mesmo grupo da KTM em 2019. A Honda foi a vencedora nas duas últimas edições, após um domínio de 18 anos pela KTM.        

 

APLICATIVO



INSTAGRAM