RSV4 R-FW Misado pode ser um modelo da MotoGP

Com o programa Aprilia Factory Works, marca italiana promete levar os track days a um outro patamar

19/11/2015 15:53

Entre 2009, quando foi lançada, e 2014, a Aprilia RSV4 venceu três títulos do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), o último deles em 2013. Mesmo assim, a fábrica de Noale (ITA) decidiu aprimorar a RSV4 que ganhou o “sobrenome” R-FW Misano, em alusão a famosa pista localizada na província de Rimini (ITA). Apresentada no Salão de Milão semana passada, o modelo ganha para 2016 o que a marca chama de Aprilia Factory Works, que promete levar ao consumidor final uma superesportiva muito semelhante à motocicleta que os pilotos utilizam nas competições profissionais – WSBK e MotoGP.

O propulsor V4 de 999,6 cm³ com os cilindros dispostos a 65° atinge a potência máxima de 201 cv a 13.000 rpm, mas, segundo a Aprilia, a RSV4 R-FW Misano pode entregar 230 cv com a ajuda da marca. O programa consiste em entregar aos clientes da RSV4 chassis, ajuste eletrônico e mapeamentos de motor desenvolvidos pela Aprilia Racing com todo o know-how que a marca tem nas pistas. Ou seja, se a intenção é ter uma superbike para pilotar nos track days a única coisa que falta agora é dinheiro.

A Aprilia não anunciou mais detalhes do Factory Works, como preço e disponibilidade, mas o programa chamou muito a atenção dos motociclistas europeus, que contam com centenas de circuitos por todo o continente. Não há nenhuma representação oficial da Aprilia hoje no Brasil, mas se todas as fabricantes fizerem o mesmo, em breve poderá inaugurar uma nova fase de track days aqui no País, afinal, lugar de acelerar é na pista.

Os pacotes do programa Aprilia Factory Works que serão disponibilizados pela marca são: Aprilia RSV4 R-FW Stock1 MM Race; Aprilia RSV4 R-FW Stock2 APX Race; Aprilia RSV4 R-FW SBK; Aprilia RSV4 R-FW W-SBK; Aprilia RSV4 R-FW “MISANO”. A diferença entre eles, além do preço, pode ser um ajuste de suspensão da grife Öhlins, um novo sistema de freios, ou ainda, na versão mais top, uma réplica dos modelos utilizados pela Aprilia Racing Team no Mundial de Superbike.  

APLICATIVO



INSTAGRAM