"Saca-Rossi": Márquez dispara na MotoGP após ultrapassagem histórica

Espanhol foi o primeiro novato a vencer em Laguna Seca no ano de estreia na principal categoria do Mundial

22/07/2013 12:56

Mais um fim de semana para ficar na história: vitória na traiçoeira pista de Laguna Seca (Estados Unidos) com uma ultrapassagem marcante sobre Valentino Rossi (Yamaha Factory) e uma boa folga na liderança do campeonato. Esse foi o desempenho do espanhol Marc Márquez (Repsol Honda), que conquistou sua terceira vitória no ano e ainda se consagrou como o primeiro estreante a vencer no circuito californiano, além de abrir vantagem de 16 pontos sobre o companheiro de equipe Dani Pedrosa na classificação.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Márquez largou do 2º lugar, mas acabou ultrapassado por Rossi, retomando a posição ao passar por um trecho fora da pista na famosa curva do “Saca-Rolha” – o mesmo lugar onde Rossi realizou uma manobra histórica sobre Casey Stoner em 2008, em condições semelhantes. Afeito a esse tipo de pilotagem ousada, o próprio Rossi reconheceu a ultrapassagem como “grandiosa” após a corrida, mas prometeu fazer o mesmo quando tiver a oportunidade. “Teremos outra batalha antes do fim da temporada, onde estarei mais veloz, e eu certamente devolverei a ultrapassagem!”, alertou. Márquez, por sua vez, lembrou da manobra de Rossi sobre Stoner, dizendo que ela foi ainda mais “espetacular” do que a realizada por ele próprio.

Após deixar Rossi para trás, Márquez acelerou para alcançar o pole position e líder Stefan Bradl (LCR Honda) e superou o alemão na 18ª volta. Bradl conseguiu seu primeiro pódio na MotoGP ao garantir o 2º lugar, à frente de Rossi, que segurou o ímpeto do 4º colocado, Álvaro Bautista (Go & Fun Honda Gresini). Depois do espanhol vieram Pedrosa e Jorge Lorenzo (Yamaha Facotry), ambos lutando contra as dores provocadas por acidentes uma semana antes em Sachsenring (Alemanha). Pedrosa levou a melhor sobre o rival, que é seu adversário direto na briga pelo título, mas ambos estavam longe da condição ideal. “Senti muita dor durante todo o fim de semana”, afirmou o piloto da Honda, enquanto Lorenzo relatou ter sofrido com tontura no fim da prova.

O líder do campeonato, no entanto, “aproveitou” a fase difícil dos rivais para buscar o título logo no ano de estreia. Com metade da temporada disputada, Márquez tem 163 pontos, contra 147 de Pedrosa, 137 de Lorenzo e 117 de Rossi – que subiu para o 4º lugar depois do mal desempenho do inglês Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) em Laguna Seca, onde foi 7º colocado. “Estava um pouco assustado no começo da prova, porque é muito fácil perder a frente com todas as ondulações dessa pista. Estou muito feliz porque era uma pista nova para mim e marquei 25 pontos e é ótimo seguir para a pausa de verão com esse resultado”, resumiu Márquez. A MotoGP agora descansa por três semanas até a prova de Indianápolis, também nos Estados Unidos, em 18 de agosto.

Classificação

MotoGP – após 9 de 18 etapas

1) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 163 pontos

2) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 147

3) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 137

4) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 117

5) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 116

6) Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), 84

7) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 81

8) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 71

9) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 65

10) Aleix Espargaró (ESP/Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), 52

Azar de rivais coloca Marc Márquez no topo da MotoGP

Vídeo que celebra história da Honda atinge 4 milhões de visualizações

KTM mostra prévia da nova esportiva RC390

MV Agusta lança Brutale Corsa, mais esportiva que a 1090RR

APLICATIVO



INSTAGRAM