São Paulo testa parada exclusiva para motos e bicicletas em dois cruzamentos

Novidade, ainda em caráter experimental, foi implantada na avenida Rebouças e na rua Xavier de Toledo, locais de trânsito intenso

06/05/2013 17:44

A CET de São Paulo anunciou a implantação experimental de paradas exclusivas para motos e bicicletas em dois cruzamentos da cidade, colocando os veículos de duas rodas em uma área à frente de automóveis, ônibus e caminhões, logo após a faixa de pedestres. A novidade está sendo testada nos cruzamentos da rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá, no centro, e da avenida Rebouças com a rua Estados Unidos, sentido centro, na região dos Jardins.

No cruzamento da avenida Rebouças a faixa tem 7 metros de comprimento, 2 a mais do que a sinalização do centro, por conta da maior concentração de veículos de duas rodas nessa região. Ela não ocupa o corredor de ônibus, à esquerda, que é exclusivo dos coletivos.

A novidade, que já havia sido instituída em Natal (RN) há alguns anos, visa reduzir o conflito de motos e bicicletas com os veículos maiores no momento que o semáforo fica verde, além de melhorar a visibilidade para os pedestres e diminuir o número de acidentes nos cruzamentos. Segundo a CET, a parada exclusiva rendeu bons resultados em cidades espanholas como Barcelona e Madri, reduzindo as ocorrências envolvendo motos nos locais sinalizados. No caso de São Paulo, os ciclistas também foram incluídos na área.

A instituição afirma que analisará o comportamento dos usuários para avaliar a nova sinalização e futuramente expandi-la para outros cruzamentos de São Paulo com grande concentração de veículos. Como a sinalização ainda é experimental, não estão sendo aplicadas multas aos motoristas que descumprirem a área.

 

APLICATIVO



INSTAGRAM