Sunderland vence o primeiro Dakar para a GasGas

Britânico conclui o rali apenas 3 minutos à frente com moto da marca espanhola

14/01/2022 15:01

A espanhola GasGas, agora projetada pelos proprietários austríacos KTM, venceu o primeiro rali Dakar com Sam Sunderland. Nesta 44ª edição o britânico voltou à vitória após cinco anos do triunfo de 2017 com a KTM.

Foram somente 3min27 à frente de Pablo Quintanilla (Honda), margem que não era tão pequena para uma competição longa como o Dakar desde a edição de 1994 – quando Orioli terminou 1min13 antes de Arcarons. A equipe GasGas surpreendeu desde o primeiro dia de competição com o companheiro Daniel Sanders, que abandonou ainda nas primeiras etapas após um acidente. 

Sunderland assumiu a liderança graças à consistência nos bons resultados das etapas anteriores e depois venceria duas delas para retomar a frente de dois pilotos que assumiram a dianteira por pelo menos um dia, Matthias Walkner (KTM) e Adrien Van Beveren (Yamaha). Quintanilla se destacou no final e conseguiu ultrapassar os dois para ser 2ºcolocado e igualar o resultado de 2020. 

Marcas jovens como Sherco e Hero também se destacaram na competição ocupando os top 5 em algumas etapas, ao lado de tradicionais vencedoras como KTM (venceu as 18 edições anteriores a 2020), Honda (campeã em 2021 e 2020, após ficar sem vitórias desde 1989) e Yamaha (não vence desde 1998). A GasGas é a 6ª fabricante a integrar o seleto hall de vencedoras do Dakar, que também inclui BMW e Cagiva. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM