Suspenso por doping, Iannone não correrá na MotoGP em 2020

Piloto italiano da Aprilia fica impedido de competir por 18 meses, o que comprometeria também a temporada 2021

01/04/2020 16:33

A Federação Internacional de Motociclismo decidiu nesta terça-feira (31) por confirmar a suspensão do piloto italiano da Aprilia. Andrea Iannone, que já estava suspenso desde dezembro último, fica impedido de competir por 18 meses, que se encerrarão em 16 de junho de 2021.   

Apesar da defesa apresentada de que a dopagem não foi intencional, causada por “contaminação alimentar”, a amostra de urina coletada no GP da Malásia em 3 de novembro resultou positiva no teste. Foram identificados esteroides anabolizantes proibidos pelo código da FIM. 

A decisão também desclassifica Iannone das etapas da Malásia e de Valência, na Espanha, ocorrida em 17 de novembro. O time de MotoGP da Aprilia se manifestou “chocado” com a decisão, através do CEO Massimo Rivola. Ele mantém o apoio ao piloto e à apelação da decisão, contando que possa tê-lo de volta para a temporada 2020.

O contrato do italiano tem duração de dois anos, iniciados em 2019. Portanto, a temporada 2020 seria a última pela Aprilia, e com todo o imbróglio ainda não havia negociações em andamento para que continuasse competindo na categoria. 

Por sorte (dele), o início da temporada vem sendo adiado desde o início de março por conta da pandemia de coronavírus. Iannone ainda pode recorrer e em teoria participar da temporada 2020 completa caso consiga reverter a decisão. O outro piloto da Aprilia é o espanhol Aleix Espargaró, e o piloto de testes inglês Bradley Smith seria a alternativa natural para substituir o colega suspenso. Smith já tem contrato para competir na categoria elétrica MotoE, o que poderia obrigar a Aprilia a contratar um novo nome.  

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br  

 

APLICATIVO



INSTAGRAM