17/02/2016 10:52
A Suzuki revelou essa semana duas edições especiais para os modelos GSX-S1000 e GSX-S1000F que estarão à venda nas concessionárias europeias a partir de março. As motocicletas levam a assinatura da marca Yoshimura, fabricante de sistema de exaustão (escapamento) com mais de 60 anos de tradição no mercado, e trazem detalhes exclusivos para o motociclista que deseja uma moto “única”.
Ambas as versões são decoradas com uma série de peças e grafismos da “Yoshi”, além de trazer o escapamento R11 de série. Fora isso, as motos também trazem detalhes da Yoshimura na mesa, no painel, e em algumas peças como a tampa do filtro de óleo e no contra peso do guidão.
A versão Yoshimura da GSX-S1000 e GSX-S1000F tem ainda: faixa vermelha no aro, protetor do tanque especial, tampa de combustível exclusiva, cavalete de competição, manetes em preto, protetor do calcanhar e um kit de grafismos para deixar cada motocicleta mais atraente do que o modelo standard. A Suzuki também retirou as pedaleiras e reduziu o assento da garupa para conceder mais esportividade e estilo aos modelos Yoshimura.
Sobre os modelos
A GSX-S1000 e GSX-S1000F fazem parte da linha 2016 da Suzuki e, no Brasil, tem preço sugerido de R$ 46.900 e R$ 48.900, respectivamente. Apesar de ser uma naked esportiva e das linhas lembrarem as GSX-R, o chassi de alumínio é outro e recebeu modificações para facilitar as manobras em ambiente urbano.
Já o motor de 4 cilindros é uma variação do usado pela esportiva R na segunda metade da década passada, com algumas alterações como pistões mais leves, cilindros revestidos de material anti-atrito e novo comando de válvulas. Além da atualização tecnológica em si, a revisão do motor entrega 146 cavalos de potência – disponíveis a 10.000 rpm – de forma mais linear, graças a uma curva de torque mais plana e adequada a esta categoria.
O controle de tração da GSX-S tem três níveis de ajuste e os freios dianteiros também vêm da irmã esportiva (Brembo de 310 mm e pinças de quatro pistões), com ABS. A suspensão dianteira é invertida de 43 mm totalmente ajustável e o amortecedor traseiro é regulável em retorno e pré-carga da mola. A sport-touring GSX-S 1000F tem as mesmas características técnicas, com o acréscimo da carenagem.