Triumph Tiger 900 entra à venda no Brasil em duas versões

Comercialização no país começa pelas versões topo de linha; no exterior há cinco variações

16/06/2020 18:06

A nova big trail da marca inglesa começa a ser vendida nas concessionárias brasileiras substituindo a Tiger 800. Inicialmente estarão disponíveis apenas as versões mais completas GT Pro e Rally Pro, entre as cinco lançadas no exterior. 

A nomenclatura das versões da Tiger 900 foi modificada em relação à 800, enfatizando melhor a proposta de cada variação. Enquanto a GT Pro equivale à antiga XRT, a Rally Pro é a nova XCA. 

Portanto, a primeira é voltada ao uso touring no asfalto, com rodas de liga leve e aro dianteiro 19”, e a segunda mais direcionada ao uso misto, com capacidade off-road ampliada por suspensões de maior curso, rodas raiadas e aro dianteiro 21”. 

As primeiras unidades da Tiger 900 GT Pro custam R$ 57.990 e da Rally Pro R$ 59.990, com reajuste previsto para 1º de julho. Em um segundo momento podem chegar as versões Tiger 900 (standard), Tiger 900 GT e Tiger 900 Rally, estas duas últimas equivalentes às antigas XRX e XCX. Os preços da Tiger 800 variavam de R$ 48.890 a R$ 55.890.

O novo modelo é uma big trail completamente nova, com outro chassi de treliça e motor. Entre os benefícios estão 5 kg a menos de peso e mais disposição para acelerar em médias rotações (veja as primeiras impressões do piloto Leandro Mello no vídeo abaixo)

O pico de potência é o mesmo de 95 cv, mas a 8.750 rpm em vez de 9.500 rpm. E o torque máximo salta de 7,8 kgf.m a 8.000 rpm para 8,8 kgf.m a 7.250 rpm. A cilindrada exata é 888cc com nova ordem de ignição 1-3-2 no lugar de 1-2-3. 

No novo pacote da Tiger 900 também estão tanque para 20 litros e pinça de freio Brembo Stylema. O conjunto dianteiro passa a ser monobloco radial com quatro pistões, em vez de dois. E discos de 320 mm substituem os atuais de 305 mm.  

As versões GT vêm com suspensões Marzocchi, sendo o garfo invertido de 45 mm de diâmetro com curso de 180 mm, ajustes de compressão e retorno. E na traseira, amortecedor com 170 mm de curso ajustável na pré-carga e retorno (regulagem eletrônica na GT Pro). 

Já as Tiger 900 Rally recebem suspensões Showa com garfo invertido também de 45 mm, regulagens de pré-carga, compressão e retorno com curso de 240 mm. No amortecedor traseiro são 230 mm de curso com ajustes de pré-carga e retorno. 

Nas quatro versões o painel tem 7” e a central IMU monitora os ângulos de inclinação para o cornering ABS e o controle de tração. Cruise control e manoplas aquecidas são itens de série. Os modos de pilotagem são Rain, Road, Sport e Off-road. A GT Pro também vem com o Rider, personalizável, e a Rally Pro acrescenta o Off-road Pro. As versões Pro incluem quickshifter bidirecional.  

A versão básica Tiger 900 é uma simplificação da GT, apenas com ajuste de pré-carga traseira e sem central IMU. Os modos de pilotagem são reduzidos a Road e Rain e o painel TFT é menor, de 5 polegadas. 

 

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