Triumph Tiger 900 estreia em 2020 mais leve e rápida

Big trail renovada começará a ser vendida na Europa em março totalmente renovada

03/12/2019 18:24

A Triumph revelou nesta terça-feira (3) os detalhes da nova Tiger 900, que substituirá a atual 800. O modelo é uma big trail completamente nova, com outro chassi de treliça e motor. Entre os benefícios estão 5 kg a menos de peso e mais disposição para acelerar em médias rotações. 

O pico de potência será o mesmo de 95 cv, mas a 8.750 rpm em vez de 9.500 rpm. E o torque máximo salta de 7,8 kgf.m a 8.000 rpm para 8,8 kgf.m a 7.250 rpm. A cilindrada exata será de 888cc com nova ordem de ignição 1-3-2 no lugar de 1-2-3. 

No novo pacote da Tiger 900 também estão tanque para 20 litros e pinça de freio Brembo Stylema. O conjunto dianteiro passa a ser monobloco radial com quatro pistões, em vez de dois. E discos de 320 mm substituem os atuais de 305 mm.  

Haverá cinco versões: Tiger 900, Tiger 900 GT, Tiger 900 GT Pro, Tiger 900 Rally e Tiger 900 Rally Pro. As GT e GT Pro são mais orientadas ao asfalto, como as XR e XRX da Tiger 800. Vêm com rodas de liga, aro dianteiro 19 e suspensões Marzocchi. Na dianteira, garfo invertido de 45 mm de diâmetro com curso de 180 mm, ajustes de compressão e retorno. E na traseira, amortecedor com 170 mm de curso ajustável na pré-carga e retorno (regulagem eletrônica na GT Pro). 

Já as Tiger 900 Rally e Rally Pro correspondem às XC e XCX, com mais capacidade off-road. Recebem rodas raiadas, aro dianteiro 21 e suspensões Showa. O garfo invertido tem 45 mm, regulagens de pré-carga, compressão e retorno com curso de 240 mm. No amortecedor traseiro são 230 mm de curso com ajustes de pré-carga e retorno. 

Nas quatro versões o painel tem 7” e a central IMU monitora os ângulos de inclinação para o cornering ABS e o controle de tração. Cruise control e manoplas aquecidas são itens de série. Os modos de pilotagem são Rain, Road, Sport e Off-road. A GT Pro também vem com o Rider, personalizável, e a Rally Pro acrescenta o Off-road Pro. As versões Pro incluem quickshifter bidirecional.  

A versão básica Tiger 900 é uma simplificação da GT, apenas com ajuste de pré-carga traseira e sem central IMU. Os modos de pilotagem são reduzidos a Road e Rain e o painel TFT é menor, de 5 polegadas. 

As vendas na Europa estão previstas para março de 2020. No Brasil ainda não há um mês definido, mas seguindo a defasagem dos últimos lançamentos a Tiger 900 chegaria no segundo semestre. 

 

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