Tudo sobre a nova Hornet

Honda mostra nova Hornet na Alemanha com o nome de CB 750 Hornet, com motor de dois cilindros e 92 cavalos de potência

10/10/2022 01:10

Depois de muitas especulações, a nova Honda CB 750 Hornet foi apresentada no Salão de Motos de Colônia, Alemanha. Com fãs em todas as partes do mundo – inclusive no Brasil – a naked ressurge com muitas mudanças em relação ao modelo de origem, que foi aposentado em 2014 aqui no País. 
Agora a nova Hornet está equipada com motor de dois cilindros paralelos, de 755 cm³, que gera 92 cv de potência e 7,6 quilos de torque. O design teve a curadoria do centro Honda R&D, que fica em Roma, e segue o padrão da linha 500, porém com um conjunto óptico bem projetado à frente e tanque mais vincado. 

Apesar de abandonar – infelizmente – os quatro cilindros em linha para uma de suas nakeds mais famosas, a engenharia da Honda garante um propulsor compacto e com bom desempenho. Para recapitular: motor de dois cilindros paralelos – arquitetura similar usada nas BMW 750/850 GS – de 755 cc, capaz de entregar 92 cv de potência máxima a 9.500 rpm e 7,65 Kgf.m a 7.250 rpm de torque máximo. Este novo propulsor conta com sistema de distribuição Unicam, de 8 válvulas, famosa por equipar os modelos off-road da linha CRF, e que garante uma boa combustão. A transmissão primária é acionada por eixo balanceador. Apresenta câmbio de seis velocidades e embreagem assistida.

O chassi também é novo – confeccionado em aço no melhor estilo Diamond. A suspensão é da grife Showa e freios à disco em ambas as rodas, com sistema ABS de dois canais. 

Na dianteira, a moto conta com garfo telescópico invertido (up-sidedown), com tubos de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso, e sistema SFF-BP. Além de discos duplos de 296 mm de fixação radial (pinças duplas de quatro pistões). Já na traseira, monoamortecedor fixado por links, com ajuste na pré-carga da mola e 150 mm de curso. E disco simples de 240 mm com pinça de um pistão único.

Para ajudar na dirigibilidade e absorção de impactos, as rodas da nova Hornet são de liga-leve, de 17 polegadas, calçadas com pneus radiais de perfil esportivo, nas medidas: 120/70-ZR17 (dianteira) e 160/60-ZR17 (traseira). O peso da moto abastecida é de 190 kg.

Em termos de tecnologia embarcada, a 750 Hornet conta com quatro modos de pilotagem para ajustar a potência, freio motor e controle de tração – que pode ser habilitado em três opções. Além do acelerador eletrônico, com tecnologia Throttle By Wire (TBW). A nova Hornet traz ainda o sistema Honda Smartphone Voice Control (HSVC), que conecte seu smarthphone Android com o app Honda RoadSync, disponível no Google Play – igual dos modelos flagship como, por exemplo CB 1000R. E, para finalizar, novo painel TFT colorido de 5 polegadas e iluminação Full Led. Agora é esperar para ver a “abelha” voar bem de perto nós. 2023 está chegando!

Veja as outras opções de cores

texto Aldo Tizzani / fotos divulgação

APLICATIVO



INSTAGRAM