Veja qual será sua nova placa com o padrão Mercosul

Veículos com placa cinza já têm combinação de letras e números determinada, mas troca só será obrigatória em alguns casos

24/01/2020 12:01

Até o final deste mês todos os estados brasileiros passarão a emplacar veículos usando o novo padrão Mercosul. A nova placa tem as mesmas medidas, mas é branca com uma tarja azul – onde consta apenas “Brasil” no lugar de estado e município. Muda também a identificação alfanumérica, com substituição do segundo número por uma letra (o que aumenta as opções de combinações). 

Para os veículos de placa cinza a troca será obrigatória apenas em caso de recuperação de roubo ou furto. Ou quando houver necessidade de nova placa, porque a antiga foi danificada, perdida ou o veículo mudará de categoria. A troca de município também demandará uma nova placa porque não haverá mais tarjeta. 

Portanto, não há prazo obrigatório para a mudança e as placas antigas continuarão em circulação. A adoção da placa Mercosul também poderá ser feita voluntariamente, por quem quiser trocar.  

As combinações alfanuméricas para essa migração já estão determinadas, alterando apenas o quinto caractere (o segundo número por uma letra). Neste caso, a mudança do número de 0 a 9 será pelas letras de A a J correspondentes. Ou seja, a placa cujo segundo número é 0, passa a ter A; 1 passa para B e assim sucessivamente. Por exemplo: ABC1234 mudaria para ABC1C34. 

As placas para veículos de diferentes categorias não mudarão da cor de fundo branco, apenas os caracteres variam. Letras e números pretos em veículos particulares, vermelhos em comerciais, azuis em oficiais, laranja em diplomáticos, verde em experimentais e cinza de coleção. 

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br               

 

APLICATIVO



INSTAGRAM