Viagem: a inacabada obra de Gaudí em Barcelona

Continuando nosso tour pela Europa, você não pode deixar de conhecer a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha

26/05/2015 14:56

Texto e fotos: Guga Dias

Não foi surpresa alguma encontrar uma fila dando meia volta na igreja apenas para comprar o ingresso, o que me consumiu cerca de 2 horas a passos de tartaruga, e ainda assim, com entrada prevista somente para o fim da tarde – o ingresso tem validade de horário. Comprei apenas a entrada na Basílica por € 14,80 (US$ 21), mas existem ingressos com guia e com subida a uma das torres, mas o tempo era curto, ainda mais levando-se em consideração que em uma tarde conseguira ver somente um ponto interessante de Barcelona.

Com o ingresso na mão e cerca de 1h40 de intervalo, deixei a moto estacionada e acelerei o passo rumo a Casa Batlló, obra emblemática de Gaudí, construída entre 1904 e 1906 no coração da cidade de Barcelona para ser residência da renomada família Batlló. A fantástica fachada é repleta da imaginação genial do mestre catalão, que mandou escavar as paredes externas para dar uma forma ondulada à casa, e rebocou com argamassa de cal, vidros coloridos e discos de cerâmica. São dezenas de construções com a assinatura de Gaudí espalhadas pela cidade, mas a Casa Batlló, La Pedrera (em manutenção) e a Basílica da Sagrada Família são marcos desta genialidade maluca.

Gostaria de ter entrado na Casa Batlló para ver a arquitetura do seu interior que nos leva a uma viagem de formas e cores, mas estava lotada e eu tinha que voltar correndo para Basílica a tempo de poder entrar. Foi uma longa caminhada, mas consegui chegar a tempo de ver?uma das maiores, mais bonitas e mais conhecidas igrejas da Europa: a Basílica da Sagrada Família, que possui dimensões monstruosas. O prédio está em construção desde 19 de março de 1882, e só estará pronta por volta de 2026 (centenário da morte de Gaudí, seu segundo e principal projetista).

Em 1883, o arquiteto Francisco de Paula del Villar y Lozano renunciou ao cargo de responsável da obra da igreja, que foi entregue ao famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí, com 31 anos à época, que mudou completamente o projeto e a transformou na obra de sua vida. Reza a lenda que perguntaram ao artista se ele não se preocupava com o fato de não viver o suficiente para contemplar a obra pronta, a que o arquiteto teria respondido: “Deus tem todo o tempo do Mundo”.

Gaudí dedicou 43 anos de vida nas obras da Basílica, sendo os últimos 15 de forma exaustiva, e quando morreu, em 1926, só uma das 18 torres estava concluída. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a da Natividade ou pórtico da Caridade, dedicado a Jesus, quase terminada com Gaudí ainda vivo; a da Paixão ou Pórtico da Esperança, dedicada à São José, iniciada em 1952; e a da Glória ou Pórtico da Fé, dedicada à Virgem Maria, ainda por completar.

O interior é tão gigantesco quanto por fora, e ao entardecer um show de luzes se projeta através dos vitrais por todos os lados.?Realmente um ponto turístico imperdível para quem visita Barcelona. Carregue bem a bateria da sua máquina fotográfica, limpe seu cartão de memória e faça fotos incríveis.

*Guga Dias é jornalista e editor do site de moto turismo Diário de Motocicleta. Guia grupos em passeios e viagens de longa distância pelo Brasil e América Latina. Já percorreu de moto 120 cidades em 23 estados brasileiros, seis países da América do Sul e quatro países na Europa.

Primeiras impressões: andamos na Traxx TSS 250

CS-06 Dissident nasce para celebrar 20 anos da Yamaha XJR

Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 8

Nas bancas: o resultado da pesquisa Melhor Compra 2015

Viagem: dicas para pegar a estrada pela Europa

APLICATIVO



INSTAGRAM