Viagem: Venezuela além da crise

Esportes radicais ao ar livre, belezas naturais e muito calor humano... assim é a Venezuela, país que não vive apenas de brigas políticas e econômicas

04/04/2014 12:11

Há alguns meses a Venezuela está em evidência nos noticiários do mundo por conta da grave crise políticaeconômica que o país atravessa. Protestos, inflação descontrolada e desabastecimento são as principais manchetes propagadas pela imprensa internacional. Por coincidência, o aventureiro Deonir Bartnik, de Caxias do Sul (RS), estava percorrendo parte do país com sua Yamaha XT 600 quando esse cenário começou a aflorar, e conta um pouco sobre o outro lado desse país.

Conhecer novas culturas e aprender sobre povos e costumes é o que motiva Bartnik a montar em sua motocicleta e pegar a estrada para além dos limites territoriais do Brasil. Experiente, o aventureiro já tinha viajado em outras oportunidades pelo continente e faltava um país a desbravar: a Venezuela. “O objetivo não era apenas percorrer estradas venezuelanas e sim conhecer um pouco mais os lugares visitados, fazer escaladas, trilhas, visitar ilhas. Assim, agregamos à nossa viagem de moto roteiros para a prática de esportes radiciais”.

De acordo com Deonir Bartnik, um dos pontos altos da aventura foi estar aos pés da mais alta cachoeira do mundo, em um mirador com 979 metros de altura. Além da proximidade com os encantos da natureza, chegar a esse local por si só já é uma grande aventura. A jornada envolve quase um dia inteiro em uma canoa indígena até se atingir uma trilha, pela qual é preciso caminhar por cerca de 2 horas.

A boa nova veio no contato humano: “surpreendeu a recepção dispensada pelos ‘hermanos’ venezuelanos, fomos muito bem recebidos em diversos lugares do país. Boas conversas renderam muitas histórias para contar e são o saldo positivo dessas experiências”.

A matéria completa está na seção Aventura de Duas Rodas de abril (463), que está nas bancas, Apple Store e Google Play.

Nas bancas: Duas Rodas compara todas as superbikes

Testando Limites: sete superbikes em guerra

As dez estradas mais belas do Brasil

Viagem: 57.400 km de Fat Boy pelas Américas

66º Latitude Norte: viagem pela Islândia

APLICATIVO



INSTAGRAM