Vídeo: 9 erros mais comuns de quem usa moto

Cuidados simples podem fazer uma grande diferença na sua segurança

20/04/2021 17:00

Depois de muitos anos pilotando motos e milhares de quilômetros rodados, chegamos à conclusão que a maioria dos motociclistas comete os mesmos erros. E todos seriam fáceis de corrigir com orientações corretas e mudanças de comportamento. 

Se a moto já é sua companheira, ou você está começando neste mundo de duas rodas, veja as dicas para evitar estes nove erros e aumentar sua segurança.

Não vestir equipamento completo

“Está fazendo muito calor”, “não posso pagar” ou “vai ser uma saidinha perto, logo ali” são algumas desculpas que motociclistas usam para justificar a falta de equipamentos de segurança. Não importa temperatura, preço ou distância, as consequências de vestir camiseta, jeans ou bermuda serão muito piores se você cair.

Existem roupas de segurança adequadas para todos os tipos de clima, das jaquetas mais ventiladas até aquelas com forro e tecido mais denso para barrar o frio. O equipamento de segurança deve fazer parte do seu orçamento se você pretende comprar e manter uma moto.

Já sobre a distância, não importa se você está a 1 km ou 100 km de casa, a 60 km/h ou 90 km/h. Basta um acidente no cruzamento a um quarteirão de casa e você precisará de equipamento completo para não se machucar ou pelo menos diminuir bastante o risco de lesões. 

Podemos afirmar por experiência própria que estar equipado adequadamente é a diferença entre um ralado ou meses em recuperação.    

Deixar de praticar com a moto

Conhecemos motociclistas com 30 anos de experiência que têm nível de habilidade de iniciante. O motivo é que apenas sair de moto não é o mesmo que praticar, nem será possível evoluir se continuarmos errando sem aprender as técnicas corretas. 

Primeiro, é preciso entender como algumas técnicas de pilotagem funcionam, depois praticar para desenvolver essas habilidades. Por exemplo, postura correta do corpo, controle do acelerador, frenagem de emergência, curvas... 

Se estiver em busca de conteúdo para aprimorar seu controle da moto, nosso canal no YouTube tem uma playlist especialmente dedicada a esse tema: “Dicas de pilotagem”.  

Ignorar o tráfego em cruzamentos

Parece um cuidado óbvio, mas muitas vezes motociclistas e motoristas só se preocupam em ver quando a luz verde ficará acesa para acelerar na saída do semáforo. É muita confiança depositada nos outros... 

Motoristas que dão aquela acelerada quando o semáforo fica amarelo não são raros. Então, mesmo com a luz verde para você avançar, sempre olhe para os dois lados nos cruzamentos antes de partir. Afinal, você estará exposto na moto, e se um motorista estiver passando no vermelho o impacto não será menor se a razão estiver do seu lado.

Não usar luzes de direção

Esse é mais um caso de comportamento simples de colocar em prática, mas muito negligenciado. Usar as luzes de direção não é um favor que você faz para os outros, nem para evitar multas: lembre-se que na moto você está vulnerável.

É seu interesse tornar seus movimentos previsíveis para os motoristas de veículos maiores, que nem sempre estão atentos. Se já souber que vai virar na próxima esquina, comece a sinalizar antes para que o motorista apressado mude de faixa ou aumente a distância antes de você frear para a curva. 

Pilotar em pontos cegos

É comum ouvirmos reclamações de amigos motociclistas sobre as fechadas que levaram de motoristas no trânsito. Também é comum o motociclista não se preocupar se está num ponto cego do motorista ou até de outro motociclista.

Não adianta reclamar do motorista por não te ver num veículo menor. Nós temos que nos fazer visíveis, temos que ser notados pelos outros no trânsito. 

Isso não significa vestir uma jaqueta amarela! Basta manter uma trajetória previsível, sem mudanças bruscas de direção, farol sempre ligado e longe dos pontos cegos no retrovisor de quem dirige à frente.

Não olhar à frente nas curvas

Essa dica vale para uma esquina, curva na estrada ou sequência de curvas na serra. Sempre olhe bem à frente para onde está indo nas curvas, assim você terá tempo para pensar e reagir se encontrar um imprevisto na pista.

É normal que o motociclista esteja olhando para o asfalto só 5 metros à frente do pneu, e não para o ponto de saída da curva. Não se preocupe com a faixa logo à frente do pneu, a visão periférica te manterá dentro do limite da pista.   

Pilotar perto da faixa amarela

Contornando curvas à esquerda na estrada, muitos motociclistas ficam perto demais da faixa amarela. O pneu pode até não tocar a faixa ou invadir a pista contrária, mas com a inclinação da moto o corpo ficará exposto a carros em sentido contrário. 

Comece a curva sempre pelo lado externo da pista, portanto na metade à direita, e conforme for se inclinando para dentro deixe ao menos um metro de distância do pneu em relação à faixa amarela no ápice da curva, para depois retornar à posição do lado externo. 

Além de ser mais seguro em relação ao tráfego em sentido contrário, essa trajetória dá mais opções de desvio se houver alguma surpresa na pista.

Não entender o contraesterço

Se perguntar a dez motociclistas o que é contraesterço, provavelmente você receberá dez respostas diferentes. E alguns deles provavelmente não acreditam que essa técnica funciona ou acham que é só para pilotos profissionais.     

Se você quer ir para a direita, empurre suavemente essa manopla para frente e a moto se inclinará nessa direção. O mesmo vale para a esquerda. Mantenha a manopla empurrada para frente até atingir o ângulo e a trajetória para contornar a curva.

Você precisa testar para acreditar, ganhar prática e tornar esse movimento natural, sem que precise pensar antes de fazer. É a maneira mais eficiente e rápida de mudar a direção da moto a partir de 50 km/h. 

Apenas inclinar o corpo para fazer curvas sem o contraesterço é um risco, quanto mais rápido estiver a moto mais difícil será vencer a tendência de seguir em linha reta e abrir a trajetória.

Exceder seu limite de habilidade 

Pilotar mais rápido do que sua habilidade permite é outro grande erro. Conduza a moto dentro da sua zona de conforto, onde você sabe que está no controle da situação. 

Se estiver com amigos numa estrada sinuosa, e quem estiver à frente contornar uma curva a 60 km/h, tudo bem se você for a 45 km/h. O importante é curtir e chegar ao destino. 

Você é o único responsável pela sua segurança e por ditar seu ritmo. A velocidade virá naturalmente com o aprendizado de técnicas e a prática, sem que você tenha que assumir muitos riscos.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM